Definição – o que significa Dublin Core (DC)?
Dublin Core (DC) é um sistema de catalogação digital aprimorado para tornar os mecanismos de pesquisa muito mais precisos e eficientes. O esquema do Dublin Core tem muitos termos para descrever recursos, como páginas da web e mídia, como vídeo e imagens. Também contém dados de objetos físicos como CDs, livros e até obras de arte. O objetivo principal deste sistema é criar um catálogo poderoso e confortável envolvendo todos os objetos da web. Ele pode ser usado para uma melhor otimização do mecanismo de pesquisa. Os metadados gerados a partir disso podem ser usados para uma descrição rápida de recursos da web e para combinar metadados de diferentes padrões.
Definirtec explica Dublin Core (DC)
Dublin Core contém 15 elementos clássicos de metadados para uma melhor catalogação. Esses elementos clássicos são chamados de Dublin Core Metadata Element Set. Esses elementos clássicos de metadados incluem:
- Criador – o criador do objeto
- Assunto – O tópico do objeto
- Título – O nome do objeto
- Editor – detalhes sobre a pessoa que publicou o objeto
- Descrição – breve descrição do objeto
- Data – a data de publicação
- Contribuidor – Aqueles que editaram o objeto
- Identificador – O agente de identificação para o objeto
- Tipo – Tipo do objeto
- Formato – O design e formato de arranjo do objeto
- Relação – Relação com qualquer outro objeto / objetos
- Idioma – o idioma do objeto
- Direitos – qualquer tipo de informação de direitos autorais
- Cobertura – Onde está o objeto no mundo real
Existem dois tipos de Dublin Cores: Simple Dublin Core e Qualified Dublin Core. O Dublin Core simples é para pares simples de valores de atributo e usa os 15 elementos clássicos, enquanto o Dublin Core qualificado usa mais três elementos para melhor definição dos dados.