Definição – o que significa acoplador direcional?
Um acoplador direcional é um componente eletrônico com circuitos de quatro portas, uma delas isolada da porta de entrada e outra considerada como uma porta de passagem. O dispositivo é normalmente usado para dividir o sinal de entrada e a potência distribuída. O dispositivo acopla parte da potência de transmissão por um fator específico por meio de uma porta. Os acopladores direcionais são usados em uma ampla gama de aplicações que envolvem medição, monitoramento de energia e outras utilidades.
Definirtec explica o acoplador direcional
Os acopladores direcionais são categorizados como redes recíprocas passivas. Um acoplador direcional é usado para isolar, eliminar ou combinar sinais no roteamento do sinal de microondas e na frequência de rádio. As portas no acoplador direcional são:
- Acoplado
- Entrada
- Transmitido
- Isolado
Um projeto especial é colocado em uso, pelo qual a potência de entrada é dividida entre as portas acopladas e de saída em uma taxa específica conhecida como taxa de acoplamento. Dependendo da aplicação para a qual ele é usado, as especificações principais do acoplador direcional variam. Os parâmetros / especificações mais variados são o fator de acoplamento, perda de transmissão, baixa variação da atenuação do acoplamento, alta diretividade e potência de entrada. Para a maioria dos acopladores direcionais, os recursos desejados são alta diretividade, boa impedância e ampla largura de banda operacional. Mas o desempenho de um acoplador direcional é calculado usando o fator de diretividade. Existem diferentes tipos de acopladores direcionais, como os tipos simples, bidirecionais, coaxiais, de guia de onda e até mesmo combinações.