Definição – o que significa gateway padrão?
Um gateway padrão no jargão da Internet é um termo para um nó ou ponto de hardware que fornecerá acesso de saída a pacotes de dados para um destino em alguma outra rede discreta.
Padrão significa simplesmente que este gateway é usado por padrão, a menos que um aplicativo especifique outro gateway. O servidor padrão nem precisa ser um roteador; pode ser um computador com dois adaptadores de rede, onde um está conectado à sub-rede local e o outro está conectado a uma rede externa.
Definirtec explica o gateway padrão
Os especialistas costumam explicar que o gateway padrão usa o protocolo da Internet para atuar como um host de encaminhamento de pacotes relacionados às comunicações de saída.
A palavra “padrão” é importante aqui, pois o gateway padrão é apenas o gateway usado se nenhum outro gateway for especificado.
É prática comum ter um gateway em uma estrutura de rede para enviar dados fora dessa própria rede discreta. Em alguns casos, o gateway padrão será substituído por uma especificação, mas, em grande parte, o próprio gateway é frequentemente um “gateway padrão”.
Gateway padrão e o modelo de rede OSI
Parte da compreensão de como funciona um gateway padrão ou outro gateway de rede é compreender o modelo OSI que governa a rede moderna.
O modelo OSI é composto de sete camadas, começando com a camada de hardware físico subjacente. A próxima camada é a camada de enlace de dados, ou camada 2, que trata das comunicações de rede interna. A camada 3 é a camada de rede que lida com as comunicações entre as redes.
O gateway de rede opera na camada 3 do modelo OSI. Como outros tipos de comunicação entre redes diferentes, isso se enquadra na categoria da camada de rede.
Camadas sucessivas do modelo OSI incluem a camada de transporte ou camada 4, a camada de sessão ou camada 5, a camada de apresentação ou camada 6 e a camada de aplicação ou camada 7. Cada uma delas teve seu uso particular e designação de componentes, que contribuem para administrador de rede.
Especificações de gateway padrão
Em uma rede física tradicional, o gateway padrão irá apontar para o endereço IP do hardware que atua como o gateway. Isso pode criar alguma confusão.
Mais comumente, o endereço IP especificado é o endereço IP do roteador. O roteador atua como o gateway, mas o roteador, inerentemente, é apenas uma peça de hardware que envia dados. O próprio roteador não é inerentemente rotulado como “o gateway” – ele atua como o gateway padrão devido à forma como o sistema está configurado. Então, quando as pessoas perguntam: “o gateway padrão é o roteador?” – de certa forma, é, e de certa forma, não é.
Em redes virtuais, isso se torna muito diferente. Em uma sub-rede de máquina virtual, o gateway padrão não será uma peça de hardware, mas um endereço IP interno sinalizando a alocação de recursos virtuais. Por exemplo, uma máquina virtual pode atuar como um gateway padrão.
Depois, há a rede de longa distância definida por software ou SD-WAN, onde a modernização automatiza muito do que costumava ser feito manualmente. Se você olhar um fluxograma para uma SD-WAN, geralmente não há necessidade de confirmar um gateway padrão, porque esse processo já está configurado na automação de rede.
A descrição acima mostra como um gateway padrão atua em um ambiente de rede padrão da Internet. Também mostra como o termo é mais uma designação do que uma descrição de uma determinada peça de hardware em todos os sistemas.