Definição – O que significa Auditoria de Segurança da Informação?
Uma auditoria de segurança da informação ocorre quando uma equipe de tecnologia conduz uma revisão organizacional para garantir que os processos e a infraestrutura corretos e mais atualizados estão sendo aplicados. Uma auditoria também inclui uma série de testes que garantem que a segurança da informação atenda a todas as expectativas e requisitos de uma organização. Durante esse processo, os funcionários são entrevistados sobre funções de segurança e outros detalhes relevantes.
Definirtec explica a auditoria de segurança da informação
Cada organização deve realizar auditorias de segurança de rotina para garantir que os dados e ativos sejam protegidos. Em primeiro lugar, o escopo da auditoria deve ser decidido e incluir todos os ativos da empresa relacionados à segurança da informação, incluindo equipamentos de informática, telefones, rede, e-mail, dados e quaisquer itens relacionados ao acesso, como cartões, tokens e senhas. Em seguida, as ameaças passadas e potenciais futuras dos ativos devem ser revisadas. Qualquer pessoa da área de segurança da informação deve se manter informado sobre as novas tendências, bem como sobre as medidas de segurança adotadas por outras empresas. Em seguida, a equipe de auditoria deve estimar a quantidade de destruição que pode ocorrer sob condições ameaçadoras. Deve haver um plano e controles estabelecidos para manter as operações comerciais após a ocorrência de uma ameaça, o que é chamado de sistema de prevenção de intrusão.
No processo de auditoria, avaliar e implementar as necessidades de negócios são as principais prioridades. O SANS Institute oferece uma excelente lista de verificação para fins de auditoria.