Definição – O que significa Add / Drop Multiplexer (ADM)?
Um multiplexador add / drop (ADM) é um elemento crítico de uma rede de fibra óptica. Ele pode combinar (ou seja, multiplexar) vários fluxos de dados de baixa largura de banda em um único feixe de luz; e simultaneamente, ele pode descartar ou remover outros sinais de baixa largura de banda do fluxo de dados e direcioná-los para outras rotas de rede. A tecnologia de filtragem usada com ADM é chamada Fabry-Pérot etalon.
Os multiplexadores add / drop também são conhecidos como multiplexadores ópticos add / drop.
Definirtec explica Add / Drop Multiplexer (ADM)
Agradeço a um ADM como uma rampa de entrada / saída para uma rede de fibra óptica de alta velocidade.
Multiplexadores add / drop podem ser usados tanto para redes core de longa distância caras quanto para redes de distâncias mais curtas, chamadas redes metropolitanas. A despesa em redes centrais de longa distância vem da adaptação (ou seja, dimensionamento) da tecnologia para as taxas de dados de alta velocidade e a multiplexação por divisão de comprimento de onda densa (DWDM), ou seja, uma tecnologia que permite uma série de sinais de portadora de diferentes comprimentos de onda (ou cores) de luz laser a ser transportada em uma única fibra óptica.
Mudanças recentes na tecnologia ADM, denominada plataforma de provisionamento multisserviço (MSPP), é composta por equipamentos com recursos de equipamentos ADM legados, mas com funcionalidade cruzada, permitindo conexões diretas de redes locais (LANs) para ISPs (provedores de serviços de Internet) ou backbone de fibra óptica de outro provedor de serviços.
Muitas operadoras estão investindo em redes óticas metropolitanas com uma variedade cada vez maior de ADMs. Muitos deles são multiplexadores ópticos add-drop reconfiguráveis (ROADMs), capazes de comutar remotamente o tráfego de dados de um sistema de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) na camada de comprimento de onda, ou seja, comutação com base no comprimento de onda.