Plataforma

Definição – o que significa plataforma?

Uma plataforma é um grupo de tecnologias que são utilizadas como base sobre as quais outras aplicações, processos ou tecnologias são desenvolvidas.

Em computação pessoal, uma plataforma é o hardware (computador) e software (sistema operacional) básicos nos quais os aplicativos de software podem ser executados. Este ambiente constitui a base básica sobre a qual qualquer aplicativo ou software é suportado e / ou desenvolvido.

Os computadores usam unidades de processamento central (CPUs) específicas que são projetadas para executar códigos de linguagem de máquina específicos. Para que o computador execute aplicativos de software, os aplicativos devem estar na linguagem de máquina com codificação binária daquela CPU.

Portanto, historicamente, os programas de aplicativos escritos para uma plataforma não funcionariam em uma plataforma diferente.

Definirtec explica a plataforma

Uma plataforma de computador – também chamada de plataforma digital ou plataforma de computação – geralmente se refere apenas ao sistema operacional e ao hardware do computador.

Um exemplo de plataforma de computação é um laptop moderno executando o Windows como sistema operacional. Outro exemplo seria um computador Apple executando o sistema operacional Mac OS X.

Padrões de plataforma

A plataforma está em conformidade com um conjunto de padrões que permitem aos desenvolvedores de software desenvolver aplicativos de software para a plataforma. Esses mesmos padrões permitem que proprietários e gerentes comprem aplicativos e hardware apropriados.

Assim, para executar um programa de escrituração em um computador, é necessário adquirir um software de escrituração contábil desenvolvido para a plataforma em que será utilizado.

Múltiplas Plataformas

Novas interfaces baseadas em padrões e interfaces abertas permitem que programas aplicativos sejam executados em várias plataformas. Além disso, os desenvolvedores de software desenvolveram ferramentas de software que permitem que os aplicativos sejam executados em várias plataformas.

Software multiplataforma e software multiplataforma

Isso deu origem aos termos software multiplataforma e software multiplataforma. Um exemplo clássico são os videogames desenvolvidos especificamente para uma determinada plataforma, no caso um console como o PlayStation ou Xbox.

Embora o mesmo jogo possa existir em versões diferentes para ser executado em sistemas diferentes, se essa versão for criada para ser executada no Microsoft Windows, ele não funcionará se for carregado em um Xbox.

Cada plataforma de jogos seguirá seu próprio conjunto de padrões, bem como regras e restrições de hardware. Por exemplo, os desenvolvedores podem precisar diminuir as configurações gráficas do jogo se o mecanismo do jogo for muito pesado no hardware de um console específico.

Navegadores

Os navegadores da web mais recentes permitem que plug-ins de terceiros sejam executados como parte do navegador. Portanto, alguns navegadores agora são chamados de plataformas, uma vez que são usados ​​como base para a execução de outros programas de aplicativos.

Plataformas Móveis

Hoje, novos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, possuem software e hardware próprios. Eles operam independentemente de outros sistemas e são capazes de executar seus próprios aplicativos, ferramentas e outros softwares, portanto, podem ser efetivamente considerados como plataformas.

Plataformas Digitais

Pilhas de software e alguns aplicativos às vezes também são chamados de plataformas digitais.

Por exemplo, SQL é um aplicativo de banco de dados frequentemente usado como ambiente para executar outras ferramentas de CRM, análises e gerenciamento de log.

Da mesma forma, a coleção dos três aplicativos de código aberto Elasticsearch, Logstash e Kibana constitui o ELK Stack, uma plataforma usada para fins de registro.

Esta definição foi escrita no contexto da Computação