Federação

Definição – o que significa federação?

Federação se refere a diferentes entidades de computação que aderem a um determinado padrão de operações de maneira coletiva para facilitar a comunicação. Ele também descreve as operações entre duas redes de telecomunicações distintas formalmente desconectadas com estruturas internas distintas. Também pode descrever uma tentativa feita por grupos de delegar autoridade de desenvolvimento e prevenir a fragmentação.

Definirtec explica Federação

A federação em um domínio de rede é um modelo para estabelecer uma infraestrutura diversificada e em grande escala para aplicativos. Ele aparece como uma interconexão de vários domínios de rede independentes para a criação de um ambiente rico com maiores benefícios para os usuários de domínios individuais.

Os domínios nas federações são dispersos geograficamente e pertencentes a diferentes organizações. No entanto, eles são considerados parte de uma única entidade porque operam em uma estrutura de gestão comum sob uma autoridade de gestão comum. As federações são dinâmicas. Eles evoluem com o tempo com base nos requisitos do usuário. O gerenciamento e a operação de ambientes federados em domínios administrativos e várias redes requerem mecanismos específicos. Federação é útil para prototipagem, terceirização, realização e teste. Uma unidade de controle de federação central comunica uma solicitação de configuração de rede privada virtual (VPN) aos gateways para fornecer links solicitados, o que garante conectividade a todos os recursos do domínio. Assim, a tecnologia permite configurar redes de sobreposição seguras em links de rede não seguros. Construir uma federação requer certas entidades e mecanismos de controle. A arquitetura se baseia em uma abordagem centralizada em que as funcionalidades são fornecidas por ferramentas e entidades administradas centralmente.

Federação em sistemas de rede significa que os usuários podem enviar mensagens de um sistema para outro. As redes federadas de mensagens instantâneas (IM) permitem a comunicação entre diferentes clientes e plataformas de IM. Eles mantêm um diretório aberto permitindo que as redes enviem mensagens a seus usuários. Algumas redes federadas também funcionam em uma base de interoperabilidade, onde o software de dois ou mais fornecedores compartilha dados entre plataformas diferentes.

Uma entidade comercial central fornece a unidade de controle da federação e ferramentas de composição de serviço onde os serviços e componentes são orquestrados sob demanda. Os domínios interconectados são configurados e gerenciados em uma abordagem de cima para baixo, enquanto os domínios publicam serviços e recursos em uma abordagem de baixo para cima.