Definição – O que significa Digital Versatile Disc-Read Only Memory (DVD-ROM)?
A memória digital versátil de disco somente leitura (DVD-ROM) é um disco digital versátil (DVD) somente leitura comumente usado para armazenar grandes aplicativos de software. É semelhante a uma memória somente de leitura de disco compacto (CD-ROM), mas tem uma capacidade maior. Um DVD-ROM armazena cerca de 4.38 GB de dados. Um CD-ROM geralmente armazena 650 MB de dados.
Um DVD-ROM armazena permanentemente arquivos de dados que não podem ser alterados, sobrescritos ou apagados. Um computador pessoal (PC) com uma unidade de DVD-ROM ou DVD-RAM é projetado para ler um disco de DVD-ROM. Geralmente, um disco DVD-ROM não é equipado para ser usado com uma unidade de DVD conectada a um sistema de home theater ou televisão. Mas muitas unidades de DVD-ROM geralmente podem ler um disco de filme em DVD.
Um DVD-ROM é um dos vários tipos de DVD. Um DVD em branco geralmente é um DVD-R ou DVD + R, que possui um formato de leitura e gravação. O + R ou -R faz referência aos padrões de formato e é um DVD regravável ou gravável.
Comparado a um CD-ROM, um DVD-ROM tem o mesmo diâmetro de 5 polegadas e espessura de 1.2 milímetros (mm). Mas, como um DVD-ROM usa um laser de comprimento de onda mais curto com poços compactados mais estreitos, a capacidade do disco é aumentada. Na verdade, o menor DVD-ROM pode armazenar aproximadamente 7 vezes mais dados do que um CD-ROM.
Este termo também é conhecido como ROM de disco de vídeo digital.
Definirtec explica a memória digital versátil somente leitura (DVD-ROM)
O DVD-ROM foi apresentado pela primeira vez em 1996 pelo DVD Forum, um grupo de dez empresas internacionais que usam e desenvolvem formatos de DVD e HD DVD para mídia, software e hardware. O DVD Forum consiste nas empresas fundadoras e mais de 220 outros membros. O Japão produziu os primeiros DVD-ROMs em novembro de 1996. Em março de 1997, ele foi lançado nos Estados Unidos. O DVD Forum também lança todas as especificações de DVD publicadas nos livros de DVD por títulos como Livro em DVD-ROM ou Livro em DVD-R.
Um DVD-ROM típico pode conter até 17 GB / s de dados se ambos os lados do disco forem graváveis.
O DVD-ROM é composto por duas camadas de acrílico de 0.6 milímetros (mm) unidas. O disco de dupla face consiste em dois lados ranhurados graváveis. Com duas camadas, o feixe de laser de um DVD só precisa passar de 0.06 mm para alcançar a camada de gravação. Ter uma camada fina permite que a lente foque o feixe em um tamanho de ponto menor, que por sua vez grava poços menores para mais dados. Os dados são codificados na forma de poços espirais separados por apenas nanômetros. O caminho em espiral começa no centro do disco e se enrola várias vezes até atingir a borda externa. Com um disco de camada dupla, o caminho continua para a segunda camada. Um disco de dupla face precisa ser virado manualmente e o caminho continua no centro.