Definição – O que significa Acesso múltiplo com prevenção de colisão (MACA)?
Multiple Access with Collision Avoidance (MACA) é um protocolo para controle de acesso à mídia com fenda usado na transmissão de dados LAN sem fio. MACA é usado para evitar colisões de dados causadas por problemas ocultos de estação, bem como simplificar problemas conhecidos de estação.
Definirtec explica acesso múltiplo com prevenção de colisão (MACA)
No MACA, um nó da rede sem fio anuncia que enviará o quadro de dados, informando aos outros nós para permanecerem em silêncio. Quando um nó pretende transmitir o quadro de dados, ele se comunica usando um sinal conhecido como Request-To-Send (RTS), que inclui o comprimento do quadro de dados a ser transmitido. Se o destinatário permitir a transmissão, ele responde de volta ao remetente com um sinal conhecido como Clear-To-Send (CTS), que inclui o comprimento do quadro de dados que está prestes a receber.
Nesse ínterim, os nós que ouvem o sinal RTS devem permanecer em silêncio até que os dados sejam totalmente transmitidos, a fim de evitar conflito com o CTS. As colisões entre pacotes RTS ainda podem ocorrer em MACA, mas são minimizadas usando uma estratégia de retirada exponencial aleatória, muito parecida com a que é usada no Carrier Sense Multiple Access (CSMA) regular.
Embora possam ocorrer colisões entre pacotes RTS, MACA ainda tem uma vantagem sobre CSMA, desde que os pacotes RTS sejam substancialmente menores em comparação com os pacotes de dados. Se os pacotes RTS forem significativamente menores, as colisões entre os pacotes RTS criarão menos impacto.
Ainda podem ocorrer colisões de transmissão de dados WLAN, e MACA para Wireless (MACAW) é trazido para estender a funcionalidade de MACA. Exige que os nós enviem confirmações após cada transmissão de quadro bem-sucedida. MACAW é comumente usado em redes ad hoc. Além disso, é a base de vários outros protocolos MAC encontrados em redes de sensores sem fio (RSSF).