Definição – O que significa Head-Mounted Display (HMD)?
Um head-mounted display (HMD) é um tipo de dispositivo de exibição de computador ou monitor que, como o nome indica, é usado na cabeça ou é integrado como parte de um capacete. Este tipo de tela é destinado a uma imersão total do usuário em qualquer experiência para a qual a tela se destina, pois garante que não importa para onde a cabeça do usuário possa virar, a tela seja posicionada bem em frente aos olhos do usuário.
Na maioria dos casos, trata-se de uma realidade virtual ou dispositivo multimídia destinado ao entretenimento. No entanto, alguns modelos têm aplicações do mundo real, como parte do display heads-up usado em sistemas de armas especiais, como em aviões e helicópteros.
Definirtec explica Head-Mounted Display (HMD)
Um head-mounted display é simplesmente um pequeno monitor que tem a forma de ou posicionado em um visor para que ocupe todo o campo de visão do usuário ou, pelo menos, assegure que o que quer que o HMD esteja exibindo esteja sempre no campo de visão o usuário, como no caso dos HMDs monoculares (olho único) e binoculares (dois olhos) usados nas forças armadas. Os HMDs militares geralmente não exibem vídeos ou mídia, mas fornecem informações e rastreamento como parte de um display heads-up para o veículo em uso.
O Oculus Rift, um fone de ouvido de realidade virtual, apresenta desempenho de ponta e 100% de campo de visão que nenhum produto HMD jamais fez antes. Ela conseguiu sozinha trazer de volta o interesse por HMDs de nível de entretenimento para o mercado de consumo de massa. Todo o sistema ainda está em desenvolvimento, então, por enquanto, ele só pode ser comprado como um kit de desenvolvedor e o ecossistema de software ainda é principalmente limitado a demos, vitrines e provas de conceitos que são muito promissores.
O Oculus Rift também amplia o campo de aplicação do HMD para exploração, pesquisa científica e simulações de treinamento. Por exemplo, um HMD com rastreamento de movimento da cabeça muito bom pode ser usado para controlar um drone como se o usuário fosse o próprio drone e também pode ser aplicado à exploração de áreas onde seria muito perigoso para um humano ir.