Definição – O que significa Contrato de Licença de Software?
Um contrato de licença de software é o contrato legal entre o licenciador e / ou autor e o comprador de uma peça de software que estabelece os direitos do comprador. Um contrato de licença de software detalha como e quando o software pode ser usado e fornece todas as restrições impostas ao software. Um contrato de licença de software também define e protege os direitos das partes envolvidas de maneira clara e concisa. A maioria dos contratos de licença de software está em formato digital e não é apresentada ao comprador até que a compra seja concluída.
Definirtec explica o Contrato de Licença de Software
Um contrato de licença de software livre dá ao comprador o direito de modificar e redistribuir o software e componentes relacionados, enquanto um contrato de licença de software proprietário proíbe isso. As empresas de software também fazem contratos de licença especiais e garantias para grandes empresas e entidades governamentais que podem ser diferentes daqueles fornecidos ao consumidor em geral.
Na maioria das vezes, um contrato de licença está incluído no pacote de software e não pode ser acessado pelo comprador até que a compra seja concluída. Os contratos de licença geralmente também contêm cláusulas de garantia e informações sobre patentes. Certos acordos exigem que o comprador assine e / ou envie o acordo pelo correio. No entanto, o comprador pode recusar o contrato de licença do software, renunciando assim a seu direito de usar o software.