Definição – o que significa roteador?
Um roteador é um dispositivo que analisa o conteúdo de pacotes de dados transmitidos dentro de uma rede ou para outra rede. Os roteadores determinam se a origem e o destino estão na mesma rede ou se os dados devem ser transferidos de um tipo de rede para outro, o que requer o encapsulamento do pacote de dados com as informações do cabeçalho do protocolo de roteamento para o novo tipo de rede.
Definirtec explica roteador
Com base em projetos desenvolvidos na década de 1960, a Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET) foi criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este projeto de rede inicial era baseado na comutação de circuitos. O primeiro dispositivo a funcionar como roteador foram os Processadores de Mensagens de Interface que constituíram a ARPANET para formar a primeira rede de pacotes de dados.
A ideia inicial de um roteador, que na época era chamado de gateway, veio de um grupo de pesquisadores de redes de computadores que formaram uma organização chamada International Network Working Group, que se tornou um subcomitê da Federação Internacional para Processamento de Informações em 1972.
Em 1974, o primeiro roteador verdadeiro foi desenvolvido e, em 1976, três roteadores baseados em PDP-11 foram usados para formar um protótipo de versão experimental da Internet. De meados dos anos 1970 aos anos 1980, minicomputadores foram usados como roteadores. Hoje, os roteadores modernos de alta velocidade são, na verdade, computadores muito especializados com hardware extra para o encaminhamento rápido de pacotes de dados e funções de segurança especializadas, como criptografia.
Quando vários roteadores são usados em uma coleção de redes interconectadas, eles trocam e analisam informações e, em seguida, constroem uma tabela de rotas preferidas e as regras para determinar rotas e destinos para esses dados. Como uma interface de rede, os roteadores convertem sinais de computador de um protocolo padrão para outro que seja mais apropriado para a rede de destino.
Grandes roteadores determinam a interconectividade dentro de uma empresa, entre empresas e a Internet e entre diferentes provedores de serviços de Internet (ISPs); pequenos roteadores determinam a interconectividade para redes domésticas ou de escritório. Os ISPs e as principais empresas trocam informações de roteamento usando o protocolo de gateway de fronteira (BGP).