Definição – O que significa Rede de Área Local de Rádio de Alto Desempenho (HIPERLAN)?
Uma rede local de alto desempenho (HIPERLAN) é um padrão de LAN sem fio alternativo ao IEEE 802.11. É um dos quatro padrões (HIPERLAN 1 a 4) especificados pelo Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI) para conectar tecnologias interoperáveis de diferentes locais em vez de cabo. HIPERLAN usa redes de dados baseadas em celular para se conectar a um backbone ATM.
A ideia principal por trás do HIPERLAN é fornecer uma infraestrutura ou sistema sem fio ad-hoc com um pequeno raio.
Definirtec explica Rede de Área Local de Rádio de Alto Desempenho (HIPERLAN)
O HIPERLAN surgiu em 1991 com o objetivo de alcançar taxas de dados mais altas do que o padrão 802.11. Foi aprovado em 1996. Uma segunda versão foi introduzida em 2000. Esta versão foi projetada como uma conexão sem fio rápida e pode ser usada com várias redes, como backbone UMTS, ATM e redes IP. HiperLAN / 2 também pode ser usado como uma rede doméstica e suporta uma taxa de dados de até 54 Mbps.
Os componentes de um HIPERLAN incluem:
- Camada física: esta camada fornece as funções padrão, incluindo funções de radiofrequência.
- Adaptação de link: Este padrão permite que o ponto de acesso transmita informações em uma direção de uplink ou downlink. A camada física HIPERLAN também especifica alguns algoritmos de adaptação de link a serem usados.
- Camada de controle de link de dados (DLC): esta camada inclui os protocolos Controle de acesso à mídia (MAC), Controle de link de rádio (RLC), Seleção dinâmica de frequência (DFS) e Controle de erro (EC).
- Camada de Convergência: Sua função básica é fornecer o HIPERLAN DLC e acesso físico a outras redes de dados.