Definição – O que significa Banco de Dados como Serviço (DBaaS)?
Banco de dados como serviço (DBaaS) é um modelo de serviço de computação em nuvem que fornece aos usuários alguma forma de acesso a um banco de dados sem a necessidade de configuração de hardware físico, instalação de software ou configuração para desempenho. Todas as tarefas administrativas e de manutenção são feitas pelo provedor de serviços, de modo que tudo que o usuário ou proprietário do aplicativo precisa fazer é usar o banco de dados. Claro, se o cliente optar por mais controle sobre o banco de dados, essa opção está disponível e pode variar dependendo do provedor.
Definirtec explica Banco de Dados como Serviço (DBaaS)
O banco de dados como serviço é um dos modelos de serviço secundários da computação em nuvem e um componente-chave do XaaS. Isso pode ser considerado uma subespecialidade sob o guarda-chuva maior de software como modelo de serviço. Em essência, DBaaS é um serviço gerenciado que oferece acesso a um banco de dados para ser usado com aplicativos e seus dados relacionados. Esta é uma abordagem mais estruturada em comparação ao armazenamento como serviço e, em seu núcleo, é realmente uma oferta de software. Neste modelo, o pagamento pode ser cobrado de acordo com a capacidade utilizada, bem como as funcionalidades e utilização das ferramentas de administração de banco de dados.
DBaaS consiste em um componente gerenciador de banco de dados, que controla todas as instâncias de banco de dados subjacentes por meio de uma API. Essa API é acessível ao usuário por meio de um console de gerenciamento, geralmente um aplicativo da web, que o usuário pode usar para gerenciar e configurar o banco de dados e até mesmo provisionar ou desprovisionar instâncias de banco de dados.