Definição – O que significa Real-Time Computing (RTC)?
A computação em tempo real (RTC) é um termo para práticas de computação que têm restrições de tempo específicas. A computação em tempo real deve ser realizada em um período de tempo relativamente imperceptível para o usuário. Por outro lado, outros tipos de computação podem ser feitos com atraso, por exemplo, onde as informações são agregadas, mantidas e armazenadas para uso posterior.
Definirtec explica Real-Time Computing (RTC)
Uma das melhores maneiras de explicar a computação em tempo real é usar um exemplo como o comando “carregamento de formulário”. Quase sempre é feito algo assim em tempo real. Dessa forma, quando um usuário clica em um comando para abrir o programa, o formulário é aberto imediatamente. Em condições ideais, com a largura de banda certa para sistemas fornecidos pela Web, armazenamento de memória e operação de CPU poderosa, o formulário aparece em uma fração de segundo. Em outros casos, pode haver atrasos, mas isso ainda conta como computação em tempo real – é a computação que, quando feita sob comando, é programada para acontecer quase imediatamente.
A computação em tempo real é um tipo de métrica que os desenvolvedores e engenheiros devem observar ao decidir como um programa funcionará. Quais partes do programa serão computação em tempo real? Em outras palavras, quais eventos orientados pelo usuário acontecerão imediatamente no comando? Outro bom exemplo é uma tarefa de computação de alto nível, como um programa controlado por comando que procura discrepâncias em textos ou números ou gera cálculos complexos. Por causa da sofisticação do hardware de computador hoje, muitos desses programas podem ser construídos para computação em tempo real, onde os resultados voltam quase assim que o usuário pressiona o botão de comando. O mesmo é verdadeiro para renderizar gráficos complexos, ordenar dados ou fazer outros cálculos de alto nível.