Definição – O que significa Cloud Computing Manifesto?
O Manifesto de computação em nuvem é uma espécie de declaração de toda a indústria sobre os princípios de fornecimento de serviços de computação em nuvem. Ele envolve alguns princípios específicos de prestação de serviços de computação em nuvem, incluindo design amigável, transparência e segurança. É dedicado à crença de que a nuvem deve ser aberta. Este manifesto seguiu o desenvolvimento anterior da Declaração de Direitos da Computação em Nuvem, que abordou questões semelhantes do ponto de vista do usuário, bem como uma versão mais controversa do documento chamada Manifesto em Nuvem Aberta.
O Manifesto de Computação em Nuvem foi desenvolvido por meio de consenso por ser hospedado em um wiki MediaWiki e está disponível sob uma licença Creative Commons.
Definirtec explica o Manifesto de Computação em Nuvem
Notícias de 2009 sugerem que uma versão original do manifesto da computação em nuvem gerou algumas críticas da gigante da tecnologia Microsoft, que alegou ter sido criado em segredo por um grupo desconhecido de empresas de TI, levantando questões de conflitos de interesse. A versão sucessiva do manifesto da computação em nuvem saiu em 2009 com uma autoria mais transparente e hospedagem pública sob uma licença Creative Commons.
Algumas disposições do Manifesto de computação em nuvem incluem a ideia de que a segurança é uma parte fundamental dos serviços de computação em nuvem. Isso combina com as demandas mais importantes dos compradores de serviços em nuvem, especialmente empresas, onde melhor segurança é um dos melhores benefícios da computação em nuvem e a segurança de cluster é um dos piores passivos em toda a linha. O manifesto da computação em nuvem também desencoraja a discriminação, promove a evolução dos produtos e valoriza a transparência e a abertura em termos de padrões, produtos e funções do usuário na indústria.