Definição – o que significa infraestrutura em nuvem superconvergente?
Uma infraestrutura em nuvem superconvergente, ou superconvergência, é uma abordagem aos recursos de TI que integra rede, armazenamento, computação, virtualização e gerenciamento em uma única plataforma. Impulsionada pela necessidade de maior eficiência operacional, a superconvergência reduz as limitações de desempenho, recursos e uso identificadas em abordagens anteriores de gerenciamento de infraestrutura de TI. Ele representa um passo significativo na evolução da tecnologia de data center.
Definirtec explica a infraestrutura de nuvem superconvergida
Uma infraestrutura de nuvem superconvergente é uma maneira avançada de fornecer recursos de TI para data centers. É chamada de “quarta geração” de infraestrutura de TI. Em configurações anteriores, silos individuais de capacidade de TI (armazenamento, comutação, roteamento, processamento) eram o resultado de décadas de desenvolvimento tecnológico. Com o amadurecimento do gerenciamento do data center, tornou-se possível combinar tecnologias em caixas únicas, como switches de multisserviço, e reduzir continuamente o espaço ocupado pelo equipamento. Com o tempo, o equipamento físico foi substituído por software por meio da virtualização e a caixa do equipamento local mudou para a computação em nuvem.
Com a superconvergência, os aplicativos em nuvem definidos por software mesclam todos os aspectos da infraestrutura de TI em uma única solução. As eficiências aprimoradas resultam em economia de custos e maior facilidade de uso. A solução é escalonável e oferece vantagens significativas em relação às práticas anteriores de gerenciamento de infraestrutura.