Definição – o que significa roteamento estático?
O roteamento estático é um tipo de técnica de roteamento de rede. O roteamento estático não é um protocolo de roteamento; em vez disso, é a configuração manual e seleção de uma rota de rede, geralmente gerenciada pelo administrador da rede. É empregado em cenários em que se espera que os parâmetros de rede e o ambiente permaneçam constantes.
O roteamento estático só é ideal em algumas situações. Degradação, latência e congestionamento da rede são consequências inevitáveis da natureza não flexível do roteamento estático, porque não há ajuste quando a rota principal não está disponível.
Definirtec explica o roteamento estático
O roteamento é um dos procedimentos mais essenciais na comunicação de dados. Ele garante que os dados trafeguem de uma rede para outra com velocidade ideal e atraso mínimo, e que sua integridade seja mantida no processo.
Em termos gerais, o roteamento é realizado de duas maneiras diferentes:
- O roteamento dinâmico atualiza continuamente sua tabela de roteamento com caminhos e seus custos / métricas, ao mesmo tempo em que toma decisões de roteamento otimizadas com base em ambientes operacionais de rede variáveis.
- O roteamento estático executa decisões de roteamento com rotas pré-configuradas na tabela de roteamento, que podem ser alteradas manualmente apenas por administradores. As rotas estáticas são normalmente implementadas naquelas situações em que as escolhas na seleção de rotas são limitadas ou há apenas uma única rota padrão disponível. Além disso, o roteamento estático pode ser usado se você tiver apenas alguns dispositivos para configuração de rota e não houver necessidade de alteração de rota no futuro.
O roteamento estático é considerado a forma mais simples de roteamento.