Definição – o que significa digitalização em rede?
A digitalização em rede se refere ao uso de uma rede de computadores para reunir informações sobre os sistemas de computação. A varredura de rede é usada principalmente para avaliação de segurança, manutenção do sistema e também para executar ataques de hackers.
O objetivo da digitalização em rede é o seguinte:
- Reconhecer serviços de rede UDP e TCP disponíveis em execução nos hosts de destino
- Reconhecer sistemas de filtragem entre o usuário e os hosts alvo
- Determine os sistemas operacionais (SOs) em uso avaliando as respostas de IP
- Avalie a previsibilidade do número de sequência TCP do host de destino para determinar o ataque de previsão de sequência e falsificação de TCP
Definirtec explica a digitalização em rede
A varredura de rede consiste em varredura de porta de rede, bem como varredura de vulnerabilidade.
A varredura de porta de rede refere-se ao método de envio de pacotes de dados através da rede para números de porta de serviço especificados de um sistema de computação (por exemplo, porta 23 para Telnet, porta 80 para HTTP e assim por diante). Isso é para identificar os serviços de rede disponíveis naquele sistema específico. Este procedimento é eficaz para solucionar problemas do sistema ou para aumentar a segurança do sistema.
A varredura de vulnerabilidade é um método usado para descobrir vulnerabilidades conhecidas de sistemas de computação disponíveis em uma rede. Ajuda a detectar pontos fracos específicos em um software aplicativo ou sistema operacional (SO), que podem ser usados para travar o sistema ou comprometê-lo para fins indesejados.
A varredura de portas de rede, bem como a varredura de vulnerabilidades, é uma técnica de coleta de informações, mas, quando realizada por indivíduos anônimos, é vista como o prelúdio de um ataque.
Os processos de varredura de rede, como varreduras de portas e varreduras de ping, retornam detalhes sobre quais endereços IP são mapeados para hosts ativos ativos e o tipo de serviços que eles fornecem. Outro método de varredura de rede conhecido como mapeamento inverso reúne detalhes sobre endereços IP que não são mapeados para hosts ativos, o que ajuda o invasor a se concentrar em endereços viáveis.
A varredura de rede é um dos três métodos importantes usados por um invasor para coletar informações. Durante o estágio de pegada, o invasor faz um perfil da organização visada. Isso inclui dados como o sistema de nomes de domínio (DNS) da organização e servidores de e-mail, além de seu intervalo de endereços IP. Durante o estágio de varredura, o invasor descobre detalhes sobre os endereços IP especificados que podem ser acessados online, sua arquitetura de sistema, seus sistemas operacionais e os serviços executados em cada computador. Durante o estágio de enumeração, o invasor coleta dados, incluindo tabelas de roteamento, nomes de grupos e usuários de rede, dados SNMP (Simple Network Management Protocol) e assim por diante.