Definição – O que significa Rede sensível ao contexto (CAN)?
Uma rede sensível ao contexto (CAN) é uma rede que combina as propriedades de redes burras e redes inteligentes, que possuem funcionalidades e características diferentes.
As redes sensíveis ao contexto foram projetadas para facilitar o nível máximo de estabilidade e confiabilidade para redes digitais, ao mesmo tempo em que aborda as limitações de redes burras e inteligentes em seu projeto.
Definirtec explica Context-Aware Network (CAN)
Em comunicações digitais, diferentes técnicas são usadas para transmitir dados digitais de um nó para outro. Cada método tem suas próprias características, impactos e limitações. Redes burras e inteligentes são exemplos importantes de técnicas de comunicação digital.
As redes inteligentes são mais estáveis e confiáveis. Eles controlam e gerenciam qualquer atividade relacionada aos aplicativos de rede. Como os dois tipos de rede têm desvantagens, uma rede com reconhecimento de contexto tenta superar as limitações relacionadas a redes inteligentes e burras.
Redes burras fornecem conectividade apenas para sistemas finais, mas sem assistência adicional, como roteamento ou comutação dentro de uma rede. Qualquer problema ou reação indesejada na rede é tratada por aplicativos individuais.
O melhor exemplo de uma rede com reconhecimento de contexto é a Web Semântica. Topologias de rede de grade, redes autônomas e redes orientadas a serviços também incluem algumas das características das redes sensíveis ao contexto.