Definição – o que significa rede de computadores?
Uma rede de computadores é um termo amplo para um dos maiores avanços tecnológicos na ciência da computação nos últimos 40 anos. A definição básica de uma rede de computadores é que uma rede de computadores conecta partes de uma arquitetura distribuída, sejam essas partes compostas de hardware ou recursos virtuais ou lógicos.
As redes são comumente categorizadas com base em suas características.
Definirtec explica rede de computadores
Falaremos mais sobre como essa distinção é feita na evolução das redes de computadores passo a passo, desde os primeiros computadores mainframe em diante.
Os primeiros computadores não tinham redes – eram monólitos que processavam números por meio de componentes mecânicos e elétricos básicos.
Então, lentamente, conforme a tecnologia evoluiu, descobrimos como conectar um computador físico a outro.
Primeiras redes de computadores
As primeiras redes de computadores mais simples eram situações em que computadores, estações de trabalho e servidores individuais eram conectados um a um, primeiro por Ethernet e outro cabeamento e, posteriormente, por tecnologias de conexão sem fio.
No início, essas conexões máquina a máquina eram os únicos tipos de rede disponíveis. A rede de computadores tradicional via cada peça de hardware físico como um nó em uma infraestrutura conectada.
Para afetar esses tipos de redes iniciais, os engenheiros usaram uma variedade de topologias de rede física. Uma topologia de barramento conectou todos os nós a um canal dimensional único. Uma topologia em estrela enviou tráfego de e para cada nó, para um hub central no meio.
Topologias em anel enviaram um token lateralmente entre um círculo de nós, com ou sem um hub. Todas essas topologias apresentavam diferentes métodos de controle e modelos de conectividade para os mesmos tipos de redes de hardware, onde os computadores primeiro aprenderam a “falar” uns com os outros e compartilhar dados e recursos.
Na década de 1990, os tipos de redes de computadores de ponta adotados por instituições ricas como corporações e universidades apresentam um conjunto de identificadores de “unidade virtual”, onde um usuário em uma estação de trabalho pode clicar em, por exemplo, “unidade Z” para acessar os dados recursos alojados no disco rígido de outro computador conectado.
Com o tempo, o hardware foi desenvolvido – por exemplo, pioneiros como a Cisco criaram comutadores de rede sofisticados e configurações de tratamento de nó avançadas.
Então, o mundo da tecnologia explodiu com o surgimento das redes virtuais.
Redes de Computadores Virtuais
Em tipos de redes virtuais mais recentes, o hardware que estava conectado entre si é substituído por recursos estruturais controlados por programas de software que criam redes difundidas independentemente do hardware.
As ferramentas usadas para orquestrar todos esses recursos são diferentes daquelas topologias usadas para redes anteriores. Em vez de computadores cabeados juntos, o tráfego de dados da rede se move em pacotes, por meio de um ambiente virtual sem fio ou distribuído e, frequentemente, por meio da web de e para serviços de fornecedores, como AWS.
Os recursos de virtualização incluem contêineres e outros modelos em que os engenheiros clonam um sistema operacional em vários nós e sincronizam a atividade entre eles.
Nuvem e Software as a Service Redes de Computadores
As tecnologias de nuvem e software como serviço (Saas) abstraíram ainda mais a rede, que agora é uma indústria extremamente diversificada. Os novos desenvolvimentos incluem o aumento da segmentação de rede, onde partes da rede são bloqueadas com firewalls para fins de segurança, e edge computing, onde as transferências de dados ocorrem em pontos estratégicos de uma rede sofisticada, também para fins de segurança.
Outras ferramentas importantes de segurança de rede envolvem defesas “além do perímetro”, onde, por exemplo, algoritmos de monitoramento avançados procuram por atividades de rede erradas ou incomuns para identificar uma ameaça.
Um profissional moderno de rede de computadores não precisa apenas saber como conectar computadores, mas também entender a diferença entre uma LAN (rede local) e uma WAN (rede remota).
Eles precisam entender o surgimento da WAN definida por software ou SD-WAN.
Tudo isso contribui para o moderno campo das redes de computadores, onde há tanto progresso e rápida evolução.