Definição – o que significa a camada 8?
O termo “camada 8” é uma camada hipotética usada para analisar problemas de rede e questões que não são cobertas pelo modelo OSI tradicional de sete camadas. É comumente usado para se referir ao erro do usuário.
Definirtec explica a camada 8
O modelo de Open Systems Interconnection (OSI), mantido pela International Organization for Standardization (ISO), é dividido em sete camadas com diferentes tipos de funcionalidade de rede. Essas camadas são as seguintes:
- Camada física
- Camada de link de dados
- Camada de rede
- Camada de transporte
- Camada de sessão
- Camada de apresentação
- Camada de aplicação
Cada um deles possui uma funcionalidade específica no modelo.
Em contraste, a camada 8 não é uma parte oficial do modelo e não tem funcionalidade real. Em vez disso, o nome é usado por profissionais de TI para se referir às forças e problemas que afetam uma rede que estão fora do modelo OSI. Alguns chamam a camada 8 de “camada política”, que se refere a questões como neutralidade de rede e gerenciamento de espectro que afetam uma rede de maneiras secundárias. Outros a chamam de “camada do usuário”, que se refere aos problemas atribuídos aos usuários. O termo camada 8 também pode ser usado com humor para falar sobre problemas de “fantasma na máquina” que não podem realmente ser vinculados a uma parte técnica do modelo OSI. Em geral, a camada 8 é um termo vago que se refere aos aspectos não técnicos da administração de rede e geralmente não é usado fora da comunidade de administradores de rede.