Definição – o que significa camada de rede?
A camada de rede é uma parte das comunicações online que permite a conexão e a transferência de pacotes de dados entre diferentes dispositivos ou redes.
A camada de rede é o terceiro nível (Camada 3) do Modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (Modelo OSI) e a camada que fornece caminhos de roteamento de dados para comunicação de rede. Os dados são transferidos para o dispositivo receptor na forma de pacotes por meio de caminhos de rede lógicos em um formato ordenado controlado pela camada de rede.
Configuração de conexão lógica, encaminhamento de dados, roteamento e relatório de erro de entrega são as principais responsabilidades da camada de rede. A camada 3 pode ser capaz de suportar redes orientadas para conexão ou sem conexão (mas não ambas ao mesmo tempo).
Definirtec explica a camada de rede
A camada de rede é considerada o backbone do modelo OSI. Ele seleciona e gerencia o melhor caminho lógico (circuito virtual) para transferência de dados entre os nós, atribuindo endereços IP de destino e origem a cada segmento de dados.
No modelo OSI, a camada de rede responde às solicitações da camada acima (camada de transporte) e emite solicitações à camada abaixo dela (camada de enlace). As informações sobre os hosts de origem e destino já estão contidas na camada de enlace de dados (Camada 2), mas é a camada de rede que interconecta diferentes redes, permitindo que os dados se movam entre elas. Qualidade de serviço (QoS) permite a priorização de certos tipos de tráfego.
Os dados são verificados quanto a erros pelo Internet Control Message Protocol (ICMP), que garante que os pacotes sejam enviados corretamente pela Camada 3.
A camada 3 contém dispositivos de hardware, como roteadores, pontes, firewalls e switches, mas na verdade cria uma imagem lógica da rota de comunicação mais eficiente e a implementa com um meio físico.
Os protocolos da camada de rede existem em cada host ou roteador. O roteador examina os campos de cabeçalho de todos os pacotes IP que passam por ele. O software de rede é usado para anexar o cabeçalho a cada pacote de dados enviado, bem como para lê-lo para determinar como o pacote é tratado na extremidade receptora.
Todos os processos de conexão, criptografia, verificação e roteamento ocorrem na camada de rede e são feitos por vários protocolos diferentes, incluindo:
- IP
- IPsec
- IPX / SPX
- ICMP
- IGMP
- GRE
Protocolo de Internet (IP) e Netware IPX / SPX são os protocolos mais comuns associados à camada de rede.
A infraestrutura da camada de rede é inerentemente vulnerável a ataques mal-intencionados, pois é exposta na Internet. Ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) podem ser lançados para sobrecarregar todas as interfaces físicas de rede, como roteadores, e interromper a transmissão de dados.
Embora essa comparação possa ser enganosa, a camada de rede OSI é frequentemente referenciada como o equivalente da camada de Internet do modelo TCP / IP. No entanto, existem várias diferenças entre os dois, e a camada de Internet TCP / IP tem apenas uma quantidade limitada de funções cobertas pela camada de rede OSI.