Definição – o que significa protocolo sem conexão?
Um protocolo sem conexão é uma forma de transmissão de dados em que um sinal de TI sai automaticamente sem determinar se o receptor está pronto ou mesmo se existe um receptor. O protocolo sem conexão é uma alternativa a algumas formas convencionais de transmissão de dados baseadas em conexão, que geralmente envolvem a configuração de handshaking dedicado ou verificações de conectividade do dispositivo.
Definirtec explica protocolo sem conexão
Na Internet, o Transmission Control Protocol (TCP) é um exemplo de mensagem baseada em conexão. TCP é um protocolo convencional da Internet que ordena a transmissão de “octetos” de dados entre uma determinada origem e um destino. No entanto, o TCP não é a única opção para direcionar o tráfego da Internet. Uma alternativa chamada User Datagram Protocol (UDP) é uma opção sem conexão que não executa os mesmos tipos de verificações que o TCP faz ao enviar uma mensagem. Paradigmas de comunicação como o protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) usam UDP.
Embora os protocolos baseados em conexão possam funcionar melhor para alguns sistemas, um protocolo sem conexão geralmente é adequado para entrega de dados. Os especialistas apontam que, onde alguns pacotes de dados perdidos não são percebidos pelos receptores, o UDP pode ser um protocolo aceitável. O UDP também pode ser favorecido devido à menor sobrecarga associada à recusa na implementação de handshakes e outros protocolos de conectividade. Além disso, o UDP e alguns outros protocolos sem conexão podem facilitar a multicast para uma variedade de receptores.
Uma maneira de pensar em um protocolo sem conexão é como uma espécie de “sinal aberto”, como aqueles usados em transmissões de radiofrequência. Os protocolos baseados em conexão, por outro lado, podem ser mais semelhantes a uma conexão cabeada com um ponto de origem definido amarrado a um destino específico.