Definição – o que significa protocolo sem estado?
Um protocolo sem estado é um protocolo no qual cada comunicação específica é tratada como um evento independente, não relacionado a outras comunicações semelhantes.
O oposto do protocolo sem estado é um protocolo com estado, onde uma comunicação individual é tratada como parte de um conjunto maior de comunicações.
Definirtec explica o protocolo sem estado
Uma maneira de explicar protocolo sem estado versus protocolo com estado é que o protocolo sem estado requer menos recursos, porque os sistemas não precisam acompanhar as informações de orientação para conectar várias comunicações. Ao mesmo tempo, alguns protocolos com estado surgiram devido aos perigos inerentes aos protocolos sem estado. Por exemplo, a inspeção com informações de estado e alguns processos de rede permitem que as redes entendam se o tráfego é uma mensagem inicial ou uma resposta a uma mensagem anterior. Ao usar protocolos com monitoração de estado, os sistemas podem agir de forma mais inteligente e coletar mais informações sobre cada transação individual. Isso pode ajudar a identificar spam, mensagens fraudulentas ou atividades como hacking ou phishing.
Em termos de protocolos comuns da Internet, uma variedade de protocolos stateless e stateful podem ser empilhados ou unidos. Protocolos simples como IP ou protocolo de Internet não têm estado, enquanto outros como Border Gateway Protocol ou BGP são protocolos com estado. Cada um pode trabalhar junto em um sistema maior para analisar o tráfego de rede pela Internet. Outra maneira de pensar em protocolo sem estado ou com estado é observar a função de um determinado servidor. Se esse servidor puder conter metadados sobre transações individuais e aplicá-los, pode-se dizer que ele está funcionando de maneira com estado.