Definição – O que significa protocolo independente multicast (PIM)?
O multicast independente de protocolo é uma família de protocolos que cuida dos diferentes modos de multicast da Internet para a transmissão bem-sucedida de informações de um para muitos e muitos para muitos modos. Todos os protocolos multicast independentes de protocolo têm um formato semelhante para mensagem de controle. Usando as informações de roteamento disponíveis com a ajuda de diferentes protocolos de comunicação, o multicast independente de protocolo pode funcionar sem depender de nenhum protocolo de roteamento específico. Em outras palavras, o multicast independente de protocolo não usa seu próprio mecanismo de descoberta de topologia.
Definirtec explica multicast independente de protocolo (PIM)
Existem quatro modos de multicast independente de protocolo, a saber:
- Modo esparso: Este protocolo parte do pressuposto de que, em um grupo multicast, todos os receptores estarão esparsamente distribuídos no ambiente. É principalmente para uso em áreas amplas. O protocolo suporta o uso de árvores compartilhadas, que nada mais são do que árvores de distribuição multicast enraizadas em um nó específico. Ele também suporta o uso de árvores baseadas na fonte, que possui uma árvore de distribuição multicast separada para cada fonte que transmite dados para um grupo multicast. No modo esparso, é importante ter um mecanismo para descobrir o nó raiz ou ponto de encontro.
- Modo denso: este protocolo faz a suposição oposta do modo esparso. Ele assume que, em um grupo multicast, todos os receptores estão densamente distribuídos no ambiente. Ao inundar o tráfego multicast, ele constrói as árvores do caminho mais curto e também poda os galhos das árvores quando não há presença de receptores. O protocolo é baseado apenas em árvores baseadas na fonte e, como resultado, não depende de pontos de encontro, ao contrário do modo esparso. Isso torna o modo denso mais fácil de implementar e implantar. No entanto, a propriedade de dimensionamento do modo denso é pobre.
- Multicast específico da fonte: Este protocolo se concentra em apenas um nó que atua como uma raiz e as árvores são construídas com base no mesmo. Ele oferece um modelo confiável, escalonável e seguro para a transmissão de informações.
- Multicast independente de protocolo bidirecional: É semelhante ao modo esparso, com a diferença no método de transmissão de dados. No bidirecional, o fluxo de dados é bidirecional, ou seja, os dados fluem em ambas as direções em um galho de uma árvore. Os dados não são encapsulados. Novamente, o bidirecional não usa árvores baseadas na origem e também não há um roteador designado no caso do protocolo bidirecional. O protocolo tem ótimas propriedades escaláveis, especialmente quando há um grande conjunto de fontes para cada grupo.