Definição – o que significa computador?
Um computador é uma máquina ou dispositivo que executa processos, cálculos e operações com base em instruções fornecidas por um programa de software ou hardware. Ele tem a capacidade de aceitar dados (entrada), processá-los e, em seguida, produzir resultados.
Os computadores também podem armazenar dados para uso posterior em dispositivos de armazenamento apropriados e recuperá-los sempre que necessário.
Os computadores modernos são dispositivos eletrônicos usados para uma variedade de propósitos, desde navegar na web, escrever documentos, editar vídeos, criar aplicativos, jogar videogames, etc.
Eles são projetados para executar aplicativos e fornecer uma variedade de soluções, combinando hardware e componentes de software integrados.
Definirtec explica computador
O mais antigo dispositivo eletrônico digital que poderia ser definido como o primeiro computador moderno é o Colossus. Construído em 1943-44, o Colossus foi projetado para quebrar o Lorenz SZ 40/42, uma máquina de criptografia alemã usada para apoiar as comunicações militares durante a Segunda Guerra Mundial.
O dispositivo usava 2,400 tubos a vácuo para realizar várias operações lógicas booleanas para decodificar dados criptografados.
Os computadores modernos vêm em todas as formas e tamanhos para executar uma ampla gama de funções diferentes. Embora os primeiros que vêm à mente sejam os desktops e laptops, muitos outros dispositivos menos presumidos – como scanners de supermercado, caixas eletrônicos e TVs inteligentes – também são computadores.
A difusão de smartphones, consoles de jogos, wearables e aparelhos inteligentes tornou os computadores muito mais disponíveis em nossa vida diária.
Um computador é composto de várias partes e componentes que facilitam a funcionalidade do usuário.
Um computador possui duas categorias principais:
Hardware
Estrutura física que abriga o processador, a memória, o armazenamento, as portas de comunicação e os dispositivos periféricos de um computador. Cada um desses componentes (chamados dispositivos) tem uma finalidade diferente, que pode ser aceitar entradas, armazenar dados ou enviar saídas.
Por exemplo, um mouse e um microfone são dispositivos de entrada usados para registrar as atividades do usuário e transformá-las em dados que são transmitidos à unidade do sistema. Um disco rígido é uma unidade de armazenamento onde os dados são armazenados e acessados por outros dispositivos.
Um monitor ou um alto-falante são dispositivos de saída que transformam os dados processados em (respectivamente) sinais de vídeo e áudio.
Normalmente, os componentes principais que representam o mínimo que permite que um computador funcione são:
Processador (CPU)
O componente que processa e executa entradas recebidas de hardware e software.
motherboard
Uma placa-mãe que fornece conexão básica entre todos os outros componentes de hardware e dispositivos (internos e externos).
Memória (RAM)
Um espaço de armazenamento temporário de dados que armazena as informações que a CPU está usando ativamente.
Dispositivo de armazenamento
Um dispositivo de armazenamento onde os dados são armazenados de forma permanente. É mais lento, mas menos volátil do que a RAM.
Carregador
Isso é bastante autoexplicativo: sem energia, nenhum dispositivo eletrônico pode funcionar!
Software
Todas as partes de um computador que não são estritamente físicas, como dados, programas, aplicativos, protocolos, etc., são amplamente definidas como “software”. Embora o software não tenha forma material, não é menos crítico receber informações, codificar, armazenar e processar.
O software de computador inclui todos os dados executáveis e não executáveis, como documentos, mídia digital, bibliotecas e informações online. O sistema operacional (SO) de um computador e todos os seus aplicativos também são software.
Um computador trabalha com programas de software que são enviados para sua arquitetura de hardware subjacente para leitura, interpretação e execução.
Os computadores são classificados de acordo com a potência computacional, capacidade, tamanho, mobilidade e outros fatores, como computadores pessoais (PC), computadores desktop, laptops, minicomputadores, computadores e dispositivos portáteis, mainframes ou supercomputadores.