Definição – o que significa cabo de par trançado não blindado (UTP)?
Os cabos de par trançado não blindado (UTP) são amplamente usados na indústria de computadores e telecomunicações como cabos Ethernet e fios telefônicos.
Em um cabo UTP, os condutores que formam um único circuito são torcidos uns em torno dos outros para cancelar a interferência eletromagnética (EMI) de fontes externas. Sem blindagem significa que nenhuma proteção adicional, como malhas ou folha de alumínio, que adiciona volume, é usada.
Os cabos UTP geralmente são grupos de pares trançados agrupados com isoladores codificados por cores, cujo número depende da finalidade.
Definirtec explica o cabo de par trançado não blindado (UTP)
Um cabo UTP é feito de um feixe de pares trançados. Os pares trançados são pequenos fios de tamanho 22 ou 24 American Wire Gauge (AWG) enrolados uns nos outros.
Os fios são normalmente feitos de cobre com isolamento de polietileno (PE) ou FEP, que é codificado por cores dependendo da aplicação do cabo que está sendo feito.
Por exemplo, a AT&T foi pioneira no cabo UTP com código de cores de 25 pares para aplicações telefônicas internas com pares de cores como branco-azul, azul-branco, branco-laranja, laranja-branco e outros.
O pacote geralmente é coberto com uma jaqueta PE normalmente colorida de cinza. Os dois fios carregam sinais iguais, porém opostos, e o destino do sinal detecta a diferença entre os dois.
Eles são normalmente usados em redes de computadores, como Ethernet para distâncias curtas a médias, devido ao seu preço relativamente barato em comparação com fibra óptica e cabos coaxiais.