Definição – O que significa Sistema Autônomo (AS)?
Um sistema autônomo (AS) é uma rede ou um conjunto de redes que são gerenciadas e supervisionadas por uma única entidade ou organização.
Um AS é uma rede heterogênea normalmente administrada por uma grande empresa. Um AS tem muitas sub-redes diferentes com lógica de roteamento combinada e políticas de roteamento comuns. Cada sub-rede é atribuída a um número de identificação globalmente exclusivo de 16 dígitos (conhecido como número AS ou ASN) pela Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA).
Definirtec explica Sistema Autônomo (AS)
Os sistemas autônomos foram introduzidos para regular organizações como provedores de serviços de Internet (ISP), instituições educacionais e órgãos governamentais. Esses sistemas são compostos de muitas redes diferentes, mas são operados sob a égide de uma única entidade para fácil gerenciamento. As grandes empresas tendem a ter grandes infraestruturas de rede com muitas redes menores, dispersas geograficamente, mas conectadas usando um ambiente operacional semelhante.
O Border Gateway Protocol (BGP) é o protocolo que endereça o roteamento de pacotes entre diferentes sistemas autônomos para conectá-los. O BGP usa o ASN para identificar exclusivamente cada sistema. Isso é particularmente importante ao rotear e gerenciar tabelas de roteamento para redes externas ou sistemas autônomos em torno de suas fronteiras.
Os sistemas autônomos numerados de um a 64511 estão disponíveis pela IANA / ARIN (IANA / American Registry for Internet Numbers) para uso global. A série 64512 a 65535 é reservada para fins privados e reservados.