A exfiltração de dados é a cópia ou transferência não autorizada de dados de um sistema informático. A exfiltração de dados pode ocorrer através de uma variedade de meios, incluindo meios removíveis, e-mail, FTP, e HTTP. A exfiltração de dados pode ser usada para roubar segredos comerciais, informações pessoais, ou outros dados sensíveis. A exfiltração de dados pode ser difícil de detectar, como muitas vezes ocorre através de canais legítimos. A exfiltração de dados pode ser evitada através do uso de ferramentas de prevenção de perda de dados (DLP) e políticas de segurança. Como o ransomware exfiltra os dados? Ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos da vítima e exige o pagamento de um resgate para descriptografá-los. Para exfiltrar dados, o ransomware normalmente usa uma combinação de técnicas para obter acesso aos dados da vítima, incluindo engenharia social, ataques por força bruta e kits de exploração. Uma vez que o ransomware tenha obtido acesso aos dados da vítima, ele normalmente usará um servidor de comando e controle para exfiltrar os dados. O software de resgate criptografará os dados e exigirá um pagamento de resgate para descriptografá-los. O que é uma violação de dados? Uma violação de dados é um incidente de segurança no qual dados sensíveis, confidenciais ou protegidos são acessados e/ou divulgados sem autorização. As violações de dados podem ocorrer devido a acesso não autorizado, divulgação acidental ou atividade maliciosa. Em alguns casos, as violações de dados podem resultar na perda ou roubo de dados.
Qual dos seguintes é um exemplo de exfiltração de dados?
Um exemplo de exfiltração de dados é quando um usuário não autorizado ganha acesso a dados sensíveis e depois transfere esses dados para um dispositivo de armazenamento externo, tal como uma unidade USB. A exfiltração de dados também pode ocorrer quando um usuário autorizado copia dados de um sistema seguro e depois os envia para um destinatário não autorizado, como por exemplo, via e-mail.
Qual das seguintes medidas atenua melhor o risco de exfiltração durante um ciberataque?
Não existe uma forma segura de prevenir a exfiltração durante um ciberataque, mas existem várias medidas que podem ajudar a mitigar o risco. Algumas das medidas mais eficazes incluem:
1. Criptografar dados em repouso e em trânsito.
2. Restringir o acesso a dados sensíveis apenas àqueles que deles necessitam.
3. implementar sistemas de monitorização de actividades e de detecção/prevenção de intrusões.
4. treinamento de funcionários sobre as melhores práticas de segurança.
Todas estas medidas podem ajudar a reduzir o risco de exfiltração, mas é importante lembrar que nenhuma medida de segurança é 100% eficaz. A fim de melhor proteger seus dados, é importante implementar uma abordagem de segurança em camadas que inclua múltiplas medidas de segurança.
Qual é o tipo mais comum de exfiltração de dados que as organizações experimentam atualmente?
O tipo mais comum de filtragem de dados que as organizações experimentam atualmente é o acesso não autorizado a dados sensíveis. Isto pode acontecer quando os dados são armazenados em um local inseguro, tal como em um servidor que não está devidamente protegido, ou quando os dados são transmitidos através de uma conexão de rede insegura. Os dados também podem ser acessados por pessoas não autorizadas se não estiverem devidamente criptografados.