Definição – o que significa serviço orientado a conexão?
Um serviço orientado a conexão é uma técnica usada para transportar dados na camada de sessão. Ao contrário de seu oposto, o serviço sem conexão, o serviço orientado à conexão exige que uma conexão de sessão seja estabelecida entre o remetente e o destinatário, de forma análoga a uma chamada telefônica. Este método é normalmente considerado mais confiável do que um serviço sem conexão, embora nem todos os protocolos orientados a conexão sejam considerados confiáveis.
Um serviço orientado por conexão pode ser uma conexão comutada por circuito ou uma conexão de circuito virtual em uma rede comutada por pacotes. Para o último, os fluxos de tráfego são identificados por um identificador de conexão, normalmente um pequeno número inteiro de 10 a 24 bits. Isso é usado em vez de listar os endereços de destino e origem.
Definirtec explica Serviço Orientado a Conexão
Um serviço orientado a conexão precisa de uma conexão estabelecida entre pares antes que os dados possam ser enviados entre os terminais conectados. Isso lida com o tráfego em tempo real com mais eficiência do que os protocolos sem conexão porque os dados chegam na mesma ordem em que foram enviados. Os protocolos orientados a conexão também são menos sujeitos a erros.
O modo de transferência assíncrona é um serviço orientado à conexão e ainda não foi substituído pela Ethernet para transportar fluxos de tráfego em tempo real e isócrono. O aumento da largura de banda nem sempre resolve os problemas de serviço. Um bom serviço orientado a conexão pode muitas vezes oferecer mais qualidade do que uma grande largura de banda. Mesmo assim, alguns serviços orientados a conexão foram feitos para acomodar dados sem conexão e orientados a conexão.
Em uma camada de enlace de dados comutada por pacote orientada para conexão ou protocolo de camada de rede, todos os dados são enviados pelo mesmo caminho durante uma sessão de comunicação. O protocolo não precisa fornecer a cada pacote informações de roteamento (endereço completo de origem e destino), mas apenas um número de canal / fluxo de dados, geralmente chamado de identificador de circuito virtual (VCI). As informações de roteamento podem ser fornecidas aos nós da rede durante a fase de estabelecimento da conexão, onde o VCI é definido em tabelas em cada nó. Assim, a comutação de pacotes e a transferência de dados reais podem ser realizadas por hardware rápido, em oposição ao roteamento lento baseado em software.