Um cátodo é o eletrodo de uma célula eletroquímica na qual ocorre a redução. A designação de cátodo refere-se normalmente ao eléctrodo negativo, que é o eléctrodo onde os electrões fluem para o dispositivo a partir de um circuito externo. Qual é a diferença entre ânodo e ânion? Um ânodo é o eletrodo no qual ocorre a oxidação em uma célula eletrolítica. Os ânions são átomos ou moléculas que ganharam um ou mais elétrons e, portanto, são eletricamente negativos. Porque é que o ânodo é negativo? O ânodo é negativo porque é onde os elétrons fluem para o circuito. Os elétrons fluem do terminal negativo da fonte de energia, através da carga, e para o terminal positivo da fonte de energia.
O que acontece no ânodo?
Em um circuito eletrônico, o ânodo é o terminal positivo de uma fonte de tensão. Se o circuito estiver ligado a uma fonte de alimentação, o ânodo estará a uma tensão superior à do cátodo. Se o circuito não estiver conectado a uma fonte de alimentação, o ânodo estará com um potencial maior que o catódico.
Porque é que o cátodo é negativo? O cátodo é o eletrodo de carga negativa em uma célula eletrolítica. Isto é porque o cátodo é onde a redução ocorre. Para que a redução ocorra, os elétrons devem ser transferidos do anodo (o eletrodo com carga positiva) para o cátodo. Portanto, o cátodo deve ser negativo para que a redução ocorra. O que é um cátodo em termos simples? Um cátodo é o eletrodo de uma célula eletrolítica através do qual a corrente negativa deixa a célula.