Definição – o que significa Rede privada virtual (VPN)?
Uma rede virtual privada (VPN) é uma rede privada construída sobre uma infraestrutura pública. Mecanismos de segurança, como criptografia, permitem que os usuários VPN acessem com segurança uma rede de diferentes locais por meio de uma rede pública de telecomunicações, mais frequentemente a Internet.
Em alguns casos, a rede de área virtual (VAN) é um sinônimo de VPN.
Definirtec explica Rede Privada Virtual (VPN)
A segurança dos dados VPN permanece constante por meio de dados criptografados e protocolos de túnel. A principal vantagem da VPN é que ela é menos dispendiosa do que uma construção de rede de longa distância (WAN) privada. Como acontece com qualquer rede, o objetivo de uma organização é fornecer comunicação comercial econômica.
Em uma VPN de acesso remoto, uma organização usa um provedor de serviços corporativo externo (ESP) para estabelecer um servidor de acesso à rede (NAS). Os usuários remotos recebem o software de desktop VPN e se conectam ao NAS por meio de um número gratuito, que acessa a rede da organização. Em uma VPN site a site, muitos sites usam criptografia de dados segura para se conectar em uma rede (geralmente a Internet).