Um buraco negro é uma região de tempo-espaço da qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar. A teoria da relatividade geral prevê que uma massa suficientemente compacta pode deformar o espaço-tempo para formar um buraco negro. O limite da região da qual não é possível escapar é chamado de horizonte de eventos. Embora atravessar o horizonte de eventos tenha efeitos enormes sobre o destino do objeto que o atravessa, ele parece não ter características detectáveis localmente. Em muitos aspectos, um buraco negro age como um corpo negro ideal, absorvendo toda a luz incidente e não reflete nenhuma.
Matematicamente, um buraco negro é uma solução para as equações do campo de Einstein da relatividade geral que descreve o campo gravitacional de uma massa pontual ou corpo com densidade infinita e pressão zero. Um buraco negro não é realmente um “buraco” no espaço, mas sim uma região do espaço da qual não é possível escapar. O buraco negro pode comer o Sol? Sim, se o buraco negro estivesse suficientemente perto do sol, teoricamente poderia consumi-lo. Entretanto, o sol está muito longe de qualquer buraco negro conhecido para que isso seja uma preocupação. Existem buracos de vermes? Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois a existência de buracos de vermes (e, na verdade, de qualquer coisa além do nosso próprio universo) é puramente especulativa neste ponto. No entanto, existem várias teorias que sugerem que os buracos de vermes poderiam teoricamente existir, e é possível que um dia possamos descobrir evidências da sua existência. O que acontece se os humanos entrarem num buraco negro? Assumindo que sobrevivam às intensas forças gravitacionais perto do horizonte de eventos, seriam esticados e achatados como uma panqueca enquanto caíam mais para dentro. Eventualmente, você alcançaria a singularidade no centro do buraco negro, onde as leis da física como as conhecemos se quebram. Além disso, só podemos especular.
O espaço alguma vez acaba? Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, pois pressupõe um grande conhecimento sobre a natureza do espaço, que ainda não é totalmente compreendido pelos cientistas. No entanto, com base na compreensão atual, acredita-se que o espaço é infinito e não tem um fim. Estamos vivendo num buraco negro? Não, não estamos a viver num buraco negro. Os buracos negros são objetos incrivelmente densos dos quais nenhuma luz pode escapar. Se estivéssemos vivendo em um buraco negro, não poderíamos ver nada, já que toda a luz ficaria presa dentro do buraco negro.