O Arquivo MIDI Padrão (SMF) é um formato de arquivo que fornece uma forma padronizada para seqüências a serem salvas, exportadas e importadas. Os ficheiros SMF podem ser lidos e reproduzidos por uma grande variedade de aplicações musicais, tornando-o um formato popular para a troca de dados musicais entre diferentes programas.
Os arquivos SMF armazenam dados musicais em uma série de “faixas”, cada uma das quais contém uma série de eventos MIDI. Estes eventos podem representar coisas como dados de notas, dados de controladores e alterações de programas. Ao armazenar estes dados num formato padrão, diferentes aplicações podem trocar e compreender estes dados de uma forma consistente.
Uma das vantagens do formato SMF é que ele é um formato muito compacto, o que significa que os arquivos podem ser transferidos e armazenados de forma muito eficiente. Isto é particularmente importante quando se trabalha com arquivos maiores, ou quando se transferem arquivos pela Internet.
O formato SMF também é bastante flexível e suporta uma série de características diferentes que podem ser utilizadas para personalizar ainda mais a forma como os dados são armazenados e trocados. Por exemplo, é possível incorporar metadados em um arquivo SMF, que pode ser usado para fornecer informações adicionais sobre o conteúdo do arquivo.
Em geral, o formato Standard MIDI File é uma ferramenta muito poderosa para a troca e armazenamento de dados musicais. É amplamente suportado por aplicações musicais, e é particularmente adequado para uso em um fluxo de trabalho colaborativo. Os produtores profissionais utilizam ficheiros MIDI? Sim, os produtores profissionais utilizam ficheiros MIDI regularmente. Os ficheiros MIDI são uma excelente forma de armazenar e partilhar música, e são também muito fáceis de utilizar. No entanto, há algumas coisas a ter em mente quando se utilizam ficheiros MIDI. Primeiro, arquivos MIDI só podem ser reproduzidos em dispositivos que suportam MIDI. Isto significa que se você quiser usar um arquivo MIDI no seu computador, você precisará ter uma interface MIDI ou um reprodutor MIDI instalado. Em segundo lugar, os arquivos MIDI nem sempre são compatíveis com todos os softwares de música. Isto porque os ficheiros MIDI contêm muitos dados que podem ser interpretados de forma diferente por diferentes programas de software. Como resultado, é importante verificar a compatibilidade de um ficheiro MIDI com o seu software de música antes de o utilizar.
Como abro um ficheiro SMF no meu PC?
O formato de arquivo SMF é um formato de arquivo MIDI padrão. Os ficheiros MIDI são ficheiros de áudio que contêm dados musicais que podem ser reproduzidos num leitor MIDI. Há uma série de diferentes programas MIDI player disponíveis tanto para computadores Windows como para Mac.
Para abrir um arquivo SMF em um PC Windows, você pode usar o programa gratuito MIDI player, MIDI-OX. Para abrir um arquivo SMF em um Mac, você pode usar o programa gratuito QuickTime Player. O MIDI ainda é usado? Sim, o MIDI ainda é usado hoje em dia. É normalmente usado por músicos electrónicos e DJs para criar e executar música. O MIDI também é usado em alguns jogos de vídeo e programas de computador que criam ou editam música. Qual é a taxa de bauds do MIDI? MIDI usa uma taxa de bauds de 31250.
Como posso ver os ficheiros MIDI?
Existem algumas maneiras de visualizar arquivos MIDI, dependendo do que você quer fazer com eles. Se você só quer ouvir o arquivo MIDI, você pode abri-lo em um reprodutor de mídia como o Windows Media Player ou o iTunes. Se você quiser editar o arquivo MIDI, você vai precisar de um editor MIDI como Anvil Studio ou Cakewalk Sonar. Se você quiser visualizar os dados MIDI brutos, você pode usar uma ferramenta de monitoramento MIDI como MIDI-OX ou MIDI Monitor.