Definição – o que significa otimização de rede?
Otimização de rede é a tecnologia usada para melhorar o desempenho da rede para um determinado ambiente. É considerado um componente importante da gestão eficaz de sistemas de informação. A otimização da rede desempenha um papel importante, visto que a tecnologia da informação está crescendo a taxas exponenciais, com usuários de negócios produzindo grandes volumes de dados e, portanto, consumindo larguras de banda de rede maiores. Se a otimização de rede adequada não estiver em vigor, o crescimento contínuo pode sobrecarregar a arquitetura de rede do ambiente ou organização em questão.
Definirtec explica a otimização da rede
O objetivo de qualquer otimização de rede é com um determinado conjunto de restrições; garantindo um projeto de rede ideal com estrutura de custo mais baixo e fluxo livre de dados. A otimização da rede deve ser capaz de garantir o uso ideal dos recursos do sistema, melhorar a produtividade e também a eficiência da organização. A otimização da rede examina a estação de trabalho individual até o servidor e as ferramentas e conexões associadas a ela. As grandes organizações utilizam equipes de analistas de rede para otimizar as redes. A otimização da rede geralmente faz uso de modelagem de tráfego, eliminação de dados redundantes, armazenamento em cache de dados e compactação e simplificação de protocolos de dados. A otimização da rede deve ser capaz de aumentar a eficiência da rede sem adquirir hardware ou software adicional ou caro.
A otimização da rede oferece muitos benefícios. Ele pode ajudar na transferência de dados mais rápida, incluindo transferência de dados em massa, recursos de recuperação de desastres, reduzindo despesas com largura de banda e também melhorando os tempos de resposta para aplicativos interativos como bancos de dados e aplicativos de software. Ele também melhora o desempenho de aplicativos com melhor largura de banda e ajuda a maximizar as velocidades de rede entre locais remotos.
Os benefícios da otimização de rede não são limitados ou visíveis apenas aos gerentes de tecnologia da informação, mas também são repassados aos usuários finais da organização ou ambiente em questão.