A Lei de Regulação dos Poderes de Investigação (RIPA) é uma lei do Parlamento do Reino Unido que prevê a regulação dos poderes dos organismos públicos para realizar investigações e interceptar comunicações.
A lei estende-se a todo o Reino Unido e entrou em vigor em 8 de Outubro de 2000.
A Lei prevê uma série de diferentes poderes de investigação que os organismos públicos podem utilizar para efeitos de prevenção ou detecção de crimes graves. Estes incluem o poder de interceptar comunicações, de realizar vigilância encoberta e de aceder a dados de comunicações.
A Lei também estabelece uma série de salvaguardas que devem ser cumpridas a fim de garantir que estes poderes sejam utilizados de forma compatível com os direitos humanos daqueles que são objecto da investigação.
O uso dos poderes de investigação está sujeito a revisão por uma série de diferentes órgãos, incluindo o Comissário dos Poderes de Investigação, o Comissário da Intercepção das Comunicações e o Comissário dos Serviços de Informação. Qual é a secção de vigilância secreta da RIPA? A secção de vigilância encoberta da RIPA abrange a utilização de técnicas encobertas pelas agências de aplicação da lei no Reino Unido para recolher informações e provas. Isto inclui o uso de fontes secretas de inteligência humana (CHIS), vigilância encoberta e interferência de propriedade encoberta.
O que é a RIPA e o IPA?
A Lei de Regulamentação dos Poderes de Investigação do Reino Unido (RIPA) 2000 e as emendas de 2008 da Lei de Vigilância da Inteligência Estrangeira dos EUA (FISA) regem o uso da vigilância eletrônica pelas agências de aplicação da lei e de inteligência.
A RIPA regula a utilização de vigilância encoberta pelas autoridades públicas no Reino Unido, incluindo a intercepção de comunicações. Abrange também o uso de fontes secretas de inteligência humana (tais como informadores ou agentes infiltrados).
A IPA é a lei americana que alterou a Lei de Vigilância de Informações Externas para permitir o aumento da vigilância de estrangeiros suspeitos de terrorismo ou espionagem.
O que faz a Lei de Poderes de Investigação?
A Lei de Poderes de Investigação (IPA) é uma lei britânica de 2016 que fornece o quadro legal para as agências de inteligência do país coletar, usar e armazenar dados de comunicação. A lei também dá ao governo o poder de emitir mandados para a interceptação de comunicações e de obrigar os fornecedores de serviços de comunicações a ajudar na execução dos mandados. Você tem que dar à polícia sua senha de telefone? Não, você não é obrigado a dar a sua senha de telefone à polícia. No entanto, se a polícia tiver um mandado, eles podem ser capazes de revistar o seu telefone sem o seu consentimento.
O que é um aviso da Secção 49 da RIPA?
Um aviso da Secção 49 da RIPA é uma ordem emitida pelo Ministério do Interior do governo britânico que requer que um operador de telecomunicações dê ao governo acesso a todos os dados de comunicação relacionados com um indivíduo ou instalações específicas. O aviso também pode exigir que o operador tome medidas para impedir que o indivíduo ou as instalações comuniquem utilizando a rede do operador.