Wavelet

Uma wavelet é um sinal que está localizado tanto no tempo como na frequência. Wavelets podem ser usados para processar dados de várias maneiras, incluindo compressão, denoising e análise.

Wavelets são criadas através da rotação de um sinal com uma função de escala. A função de escala é uma wavelet se ela satisfaz certas condições, incluindo estar bem localizada tanto em tempo quanto em freqüência.

Há uma variedade de diferentes wavelets que podem ser usadas para diferentes aplicações. Algumas das wavelets mais comuns incluem a onda Haar, a onda Daubechies e a onda Coiflet. Qual é a diferença entre a onda e a wavelet? Uma wavelet é um tipo de onda, mas é um tipo muito específico de onda. As wavelets são usadas no processamento de sinais, e têm algumas propriedades muito agradáveis que as tornam úteis para a análise de sinais.

Uma das principais diferenças entre wavelets e outros tipos de ondas é que as wavelets estão localizadas tanto em tempo como em frequência. Ou seja, elas não estão espalhadas uniformemente como outros tipos de ondas. Isto torna-as muito adequadas para a análise de sinais que podem não ser periódicos, ou que tenham descontinuidades.

Outra diferença entre wavelets e outros tipos de ondas é que as wavelets podem ser construídas para terem formas muito específicas. Isto dá-lhes uma grande flexibilidade em termos dos tipos de sinais que podem analisar eficazmente.

As wavelets são uma ferramenta relativamente nova, e ainda estão a ser desenvolvidas. Há muita pesquisa activa nesta área e estão sempre a ser encontradas novas aplicações para as wavelets.

O que é uma família wavelet?

Uma família wavelet é um conjunto de wavelets com certas propriedades comuns. A propriedade mais comum das wavelets em uma família é que elas têm a mesma wavelet “pai”. A wavelet pai é a wavelet da qual todas as outras wavelets da família são derivadas. Outras propriedades comuns incluem o número de momentos de fuga, suporte e regularidade.

O que é a teoria das ondas Huygens?

A teoria das ondas Huygens é uma teoria de ondas desenvolvida pelo físico holandês Christiaan Huygens no século 17. A teoria afirma que cada ponto da frente de onda pode ser considerado uma fonte de wavelets secundários, e que a frente de onda em qualquer momento posterior é a soma de todas essas wavelets. Esta teoria é por vezes também referida como o princípio da sobreposição de ondas. Qual é a diferença entre o efeito ondulatório e o efeito wavelet? Efeito de onda é o nome dado ao efeito físico criado por uma onda. Efeito wavelet é o nome dado ao efeito físico criado por uma wavelet.

Quais são os tipos de wavelet?

Existem quatro tipos principais de wavelets: Haar, Daubechies, Symlets, e Coiflets.

A onda Haar é a mais simples das quatro e tem o nome do matemático austríaco Johann Haar. É construída a partir de uma única wavelet, e as suas funções de escala e wavelet são ambas constantes.
A onda Daubechies tem o nome da matemática belga Ingrid Daubechies. É construída a partir de uma sequência de funções de escala, e sua função wavelet é uma imagem espelho da função de escala.

O wavelet Symlets tem o nome do matemático francês Yves Meyer. É construído a partir de uma seqüência de funções de escala e wavelet, e sua função wavelet é uma imagem espelho da função de escala.
O wavelet Coiflets tem o nome do matemático francês Laurent Cohen. É construída a partir de uma sequência de funções de escala e wavelet, e a sua função wavelet é uma versão escalada e rotativa da função de escala.