Definição – o que significa buraco negro?
Um buraco negro, no contexto de redes de computadores, é um lugar onde os pacotes recebidos são destruídos ou descartados sem informar o remetente ou destinatário da falha na entrega.
Os pacotes de dados são enviados para um buraco negro quando são direcionados para um roteador offline ou desconectado. Quando isso acontece, todos os pacotes encaminhados para esse roteador são descartados e perdidos. Os roteadores são burros e não podem transmitir notificações de status ao remetente e são virtualmente invisíveis para toda a rede.
Definirtec explica o buraco negro
Uma rede de comunicação de computador é composta de muitas redes diferentes. Cada um é gerenciado por um roteador que permite o roteamento de comunicações para ou para longe desse domínio. Se um determinado roteador ficar offline, será criada uma condição na qual todos os pacotes direcionados a esse roteador (ou à rede de conexão) serão perdidos assim que chegarem ao ponto da rede onde o roteador está instalado. Isso é conhecido como um buraco negro na rede de computadores.
Os buracos negros podem ocorrer devido a outras circunstâncias. Por exemplo, quando um host está inacessível devido ao seu estado offline, ou um endereço de destinatário pertence a um endereço IP falso, um roteador não configurado não pode lidar com esses pacotes. Isso também cria buracos negros, onde os pacotes de dados que viajam em sua direção e o tráfego roteado em sua direção são perdidos.