O Internet Crime Complaint Center (IC3) é uma parceria entre o Federal Bureau of Investigation (FBI) e o National White Collar Crime Center (NW3C). A missão do IC3 é servir como um veículo para receber, desenvolver e encaminhar queixas criminais relativas à arena em rápida expansão do crime cibernético. O IC3 dá às vítimas de crimes cibernéticos um mecanismo de denúncia conveniente e fácil de usar que alerta as autoridades sobre suspeitas de violações criminais ou civis. Para as agências policiais e reguladoras nos níveis federal, estadual, local e internacional, o IC3 fornece um mecanismo central de encaminhamento de queixas envolvendo crimes relacionados à Internet.
O IC3 aceita reclamações on-line de vítimas de crimes na Internet e as encaminha para agências federais, estaduais, locais ou internacionais de aplicação da lei ou agências reguladoras para investigação e/ou processo criminal ou civil. O IC3 também fornece informações para ajudar a aplicação da lei e a indústria a reconhecer e rastrear as tendências e padrões emergentes em crimes na Internet. Posso ter meu dinheiro de volta se eu fui enganado? Se você foi enganado, é improvável que você consiga recuperar o seu dinheiro. Uma vez que o dinheiro é transferido, é muito difícil rastreá-lo e recuperá-lo. O melhor a fazer é tentar evitar ser enganado em primeiro lugar. Tenha muito cuidado com quem você compartilha suas informações pessoais e financeiras, e faça negócios somente com empresas de renome. Se alguma vez tiver dúvidas sobre uma transacção, pode contactar as autoridades locais ou o Better Business Bureau para obter mais informações.
A reclamação do IC3 é legítima?
Sim, a reclamação do IC3 é legítima.
IC3 (Internet Crime Complaint Center) é uma iniciativa patrocinada pelo governo que permite aos usuários da internet denunciar crimes online. O centro foi criado em Maio de 2000 pelo National White Collar Crime Center (NW3C) e pelo FBI.
O IC3 é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com policiais, especialistas em segurança e usuários da internet para identificar, investigar e processar criminosos on-line. O centro fornece uma plataforma para os usuários da internet denunciarem crimes online, e também coleta dados e informações sobre as tendências do crime online.
O IC3 está aberto a qualquer pessoa que tenha sido vítima de um crime online, e não exige a apresentação de um relatório de aplicação da lei. O centro também fornece recursos e informações sobre segurança e proteção online. Como posso contactar o IC3? A melhor maneira de contactar o IC3 é enviar um relatório através do seu website. Você também pode contatá-los pelo telefone 1-888-282-0870, ou pelo e-mail [email protected].
Como faço para denunciar um golpista?
Se você acredita ter sido enganado, você deve denunciá-lo às autoridades imediatamente. Você também deve tomar medidas para se proteger de outros golpes, tais como mudar suas senhas e monitorar seu relatório de crédito.
Para denunciar um golpista, você precisará coletar o máximo de informações sobre o golpe. Isto pode incluir:
O nome, endereço e telefone do golpista
O nome da empresa ou indivíduo que o golpista alegou representar
Os detalhes do golpe, incluindo como você foi contatado e o que foi prometido
Qualquer documentação ou correspondência que você tenha do golpista
Qualquer dinheiro ou outros bens que você tenha perdido como resultado do golpe
Uma vez que você tenha essa informação, você deve entrar em contato com a sua agência policial local e fazer um relatório. Você também deve entrar em contato com a Comissão Federal de Comércio e apresentar uma queixa.
Quem investiga crimes na internet?
Os crimes na internet são investigados por uma variedade de agências de aplicação da lei a nível federal, estadual e local. A agência federal líder para investigar crimes na internet é o Federal Bureau of Investigation (FBI). O FBI tem uma unidade dedicada, a Divisão Cibernética, que investiga uma série de crimes cibernéticos, incluindo pornografia infantil, invasões de computadores, roubo de identidade e fraude.
Além do FBI, há várias outras agências federais que investigam crimes na internet, incluindo o Serviço Secreto dos Estados Unidos, o Serviço de Inspeção Postal dos Estados Unidos e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. Agências policiais estaduais e locais também investigam crimes na internet, muitas vezes em parceria com agências federais.