Uso justo

O uso justo é uma doutrina legal que permite o uso limitado de material protegido por direitos autorais sem requerer permissão dos detentores dos direitos. O uso justo só é aplicável nos Estados Unidos e é determinado caso a caso. Fatores que são considerados ao determinar se um uso é ou não justo incluem:
-O propósito e o caráter do uso, incluindo se é para fins comerciais ou não lucrativos
-A natureza do trabalho protegido por direitos autorais
-A quantidade e a substancialidade da parte usada em relação ao trabalho protegido por direitos autorais como um todo
-O efeito do uso sobre o mercado potencial ou valor do trabalho protegido por direitos autorais

Geralmente, os usos que são considerados uso justo incluem comentários, críticas, paródia, reportagens, pesquisas e ensino. Os usos que não são considerados uso justo incluem a cópia de uma obra inteira para fins comerciais ou a criação de uma obra derivada sem a permissão do detentor dos direitos autorais. Você pode copiar material protegido por direitos autorais para uso pessoal? Depende da jurisdição e do que exatamente você quer dizer com “uso pessoal”. Nos Estados Unidos, a lei geralmente permite que você faça cópias de material protegido por direitos autorais para “uso justo”, tais como críticas, comentários, reportagens, ensino, bolsas de estudo ou pesquisa. Isto inclui fazer cópias para si ou para outros, desde que as cópias não sejam usadas para ganho comercial. Há algumas outras circunstâncias em que você pode ser capaz de fazer cópias sem infringir direitos autorais, tais como quando o proprietário dos direitos autorais deu permissão, ou a obra está no domínio público.

Como é que utiliza materiais protegidos por direitos de autor?

Existem algumas formas diferentes de utilizar materiais protegidos por direitos de autor, dependendo para que os quer utilizar. Se você quiser usá-los para fins comerciais, você precisará obter permissão do detentor dos direitos autorais. Se você quiser usá-los para fins não comerciais, você pode ser capaz de usá-los sob o que é chamado de doutrina de “uso justo”.

Para saber mais sobre o uso de materiais protegidos por direitos autorais, você pode visitar o site do U.S. Copyright Office em www.copyright.gov.

Quais são as 4 excepções de uso justo aos direitos de autor?

Existem quatro exceções principais de uso justo aos direitos autorais:

1. uso educacional – o uso de material protegido por direitos autorais para fins educacionais, como em um ambiente de sala de aula ou para pesquisa, é freqüentemente permitido sob uso justo.

2. Paródia ou sátira – o uso de material protegido por direitos autorais para fins de paródia ou sátira é muitas vezes permitido sob o uso justo.
3. reportagem de notícias – o uso de material protegido por direitos autorais para fins de reportagem de notícias é muitas vezes permitido sob o uso justo.

4. revisões críticas – o uso de material protegido por direitos autorais com o propósito de escrever uma revisão crítica é muitas vezes permitido sob uso justo.

Quais são os 4 factores de uso justo?

Os 4 fatores de uso justo são:
1. o propósito e caráter do uso
2. A natureza do trabalho protegido por direitos autorais
3. A quantidade e substancialidade da parte usada
4. O efeito do uso no mercado potencial para ou valor do trabalho protegido por direitos autorais

Quais são as regras de uso justo?

O termo “uso justo” refere-se ao direito legal de usar material protegido por direitos autorais para determinados fins sem obter permissão do detentor dos direitos autorais. O uso justo é uma defesa contra a violação de direitos autorais, e permite o uso de material protegido por direitos autorais em determinadas circunstâncias sem a necessidade de permissão do proprietário dos direitos autorais.

Há quatro factores a considerar ao determinar se um determinado uso de material protegido por direitos de autor é justo:
O propósito e caráter do uso, incluindo se o uso é para fins comerciais ou educacionais sem fins lucrativos.

2. 2. A natureza do trabalho protegido por direitos autorais.
3. a quantidade e substancialidade da parte utilizada em relação ao trabalho protegido por direitos autorais como um todo.

4. o efeito da utilização no mercado potencial ou valor do trabalho protegido por direitos de autor.

Estes factores não são exaustivos, e nenhum factor é determinante. A determinação da utilização justa deve ser feita caso a caso.