Servidor

Definição – o que significa servidor?

Um servidor é um computador, dispositivo ou programa dedicado a gerenciar recursos de rede. Eles são chamados assim porque “servem” outro computador, dispositivo ou programa denominado “cliente” para o qual fornecem funcionalidade.

Existem várias categorias de servidores, incluindo servidores de impressão, servidores de arquivos, servidores de rede e servidores de banco de dados. Em teoria, sempre que os computadores compartilham recursos com máquinas clientes, eles são considerados servidores.

No entanto, os servidores são frequentemente chamados de dedicados porque quase não realizam outras tarefas além de suas tarefas de servidor.

Definirtec explica o servidor

O objetivo de um servidor é gerenciar recursos de rede, como hospedagem de sites, transmissão de dados, envio ou recebimento de e-mails, controle de acessos, etc.

O servidor está conectado a um switch ou roteador usado por todos os outros computadores da rede que podem usar para acessar os recursos e serviços do servidor (navegar em sites, verificar e-mails, comunicar-se com outros usuários, etc.).

Alguns dos tipos mais comuns de servidor incluem:

Servidores de banco de dados

Eles permitem que outros computadores acessem um banco de dados e recuperem ou carreguem dados dele.

Servidores de arquivos

Eles fornecem aos usuários acesso a arquivos e dados armazenados centralmente.

Servidores da Web

Eles entregam páginas da web solicitadas a vários navegadores da web do cliente.

Servidores de correio

Eles são uma espécie de “correio virtual” que armazena e classifica e-mails antes de serem enviados aos usuários mediante solicitação.

Servidores de aplicativos

São servidores que fornecem um ambiente com todos os requisitos necessários para executar ou desenvolver um aplicativo.

Outros tipos de servidor incluem:

  • Servidores proxy
  • Servidores de nuvem
  • Servidores de política
  • Servidores blade
  • Servidores de impressão
  • Serviços de nomes de domínio

Quase todos os computadores pessoais são capazes de servir como servidores de rede. No entanto, geralmente os computadores dedicados ao sistema de software / hardware têm recursos e configurações otimizados apenas para esta tarefa.

Por exemplo, servidores dedicados podem ter RAM de alto desempenho, um processador mais rápido e vários discos rígidos de alta capacidade. Além disso, servidores dedicados podem ser conectados a fontes de alimentação redundantes, várias redes e outros servidores.

Esses recursos e configurações de conexão são necessários, pois muitas máquinas e programas clientes podem depender deles para funcionar de forma eficiente, correta e confiável.

Por exemplo, os servidores devem ser capazes de estar sempre ligados para fornecer seus serviços e eles estão configurados com um certo grau de tolerância a falhas para reduzir o risco de causar problemas de serviço.

Para operar em um ambiente de rede exclusivo, onde muitos computadores e sistemas de hardware / software dependem de apenas um ou vários computadores servidores, um servidor geralmente tem características e recursos especiais, incluindo:

  • A capacidade de atualizar hardware e software sem reiniciar ou reinicializar.

  • Capacidade avançada de backup para backup frequente de dados críticos.

  • Desempenho de rede avançado.

  • Transferência automática (invisível para o usuário) de dados entre dispositivos.

  • Alta segurança para proteção de recursos, dados e memória.

Os computadores servidores costumam ter sistemas operacionais especiais que geralmente não são encontrados em computadores pessoais. Alguns sistemas operacionais estão disponíveis em versões para servidor e desktop e usam interfaces semelhantes.

No entanto, um aumento na confiabilidade do hardware de servidor e dos sistemas operacionais turvou as distinções entre os sistemas operacionais de desktop e servidor.