Gestão de ativos é o processo de identificação, rastreamento e manutenção de informações sobre os ativos de uma organização. O objetivo da gestão de ativos é assegurar que os ativos sejam utilizados e contabilizados adequadamente e ajudar a tomar decisões sobre aquisição, alienação ou investimento em ativos.
As organizações usam sistemas de gestão de ativos para rastrear e gerenciar informações sobre seus ativos. Esses sistemas normalmente incluem um banco de dados que armazena informações sobre cada ativo, assim como um conjunto de ferramentas para gerenciar os dados. Os sistemas de gestão de ativos também podem incluir recursos para rastrear a utilização dos ativos, por exemplo, para ajudar a garantir que os ativos estejam sendo utilizados de forma eficiente. O banco é um ativo atual? Sim, o banco é considerado um ativo circulante. Isso porque o banco normalmente representa caixa ou equivalentes de caixa que podem ser prontamente convertidos em dinheiro.
O que faz a gestão de ativos?
A gestão de ativos é o processo de rastrear, gerenciar e manter ativos durante todo o seu ciclo de vida. Isso inclui identificar e catalogar ativos, atribuir-lhes uma identificação única, rastrear sua localização e status e manter registros de todos os custos associados.
O software de gerenciamento de ativos é usado para automatizar e agilizar esses processos, muitas vezes fornecendo um repositório central para todos os dados de ativos que podem ser acessados e atualizados por usuários autorizados. Isto pode facilitar o rastreamento e gerenciamento dos ativos, e pode ajudar a evitar erros e duplicação de esforços. O que não é um ativo? A resposta é “ativos intangíveis”. Ativos intangíveis são coisas como direitos autorais, patentes e marcas registradas. Eles não têm uma forma física, então não podem ser comprados ou vendidos como outros ativos.
Quais são os 3 principais tipos de gestão de activos?
Os três principais tipos de gestão de ativos são gestão de ativos físicos, gestão de ativos financeiros e gestão de ativos de informação.
A gestão de ativos físicos é o processo de rastreamento e gestão de ativos físicos, como máquinas, equipamentos e veículos.
A gestão de ativos financeiros é o processo de rastreamento e gestão de ativos financeiros como ações, títulos e imóveis.
A gestão de ativos de informação é o processo de rastreamento e gestão de ativos de informação, tais como dados, documentos e software.
Quem é responsável pela gestão de ativos?
A gestão de ativos é o processo de rastreamento e gestão de ativos físicos durante todo o seu ciclo de vida, desde a aquisição até a alienação. O gerenciamento de ativos inclui tanto ativos de hardware quanto de software.
A pessoa responsável pelo gerenciamento de ativos é normalmente o gerente de ativos, que é responsável por garantir que os ativos sejam adequadamente rastreados e gerenciados ao longo de seu ciclo de vida. O gerente de ativos pode trabalhar com outras equipes ou indivíduos, como a equipe de compras, para garantir que os ativos sejam adquiridos e alienados de acordo com a política da empresa.