O efeito de memória da bateria é um fenómeno que ocorre em algumas baterias recarregáveis, em que a bateria “se lembra” da quantidade de carga que lhe foi dada anteriormente. Isto pode fazer com que a bateria se torne menos eficiente ao longo do tempo, uma vez que necessitará de mais carga para atingir o mesmo nível de energia. O efeito é mais comum em baterias de níquel-cádmio (NiCd), mas também pode ocorrer em outros tipos de baterias, tais como baterias de chumbo-ácido.
O efeito de memória da bateria é causado por uma acumulação de cristais nos eléctrodos da bateria. Estes cristais podem impedir que a bateria aceite uma carga completa, ou que mantenha uma carga completa durante o tempo que for necessário. O acúmulo de cristais também pode causar a autodescarga da bateria, ou a própria descarga, mesmo quando não estiver em uso.
O efeito de memória da bateria pode ser reduzido utilizando um carregador de bateria que quebra os cristais nos eléctrodos. Isto ajuda a restaurar a eficiência e a capacidade da bateria. Alguns fabricantes de baterias também incluem um recurso de “reposição de memória” em seus carregadores, que pode ser usado para ajudar a reduzir os efeitos do efeito de memória da bateria. As baterias NiMH têm um efeito de memória? Sim, as baterias NiMH têm um efeito de memória. O efeito de memória ocorre quando a bateria é carregada e descarregada repetidamente sem estar totalmente descarregada de cada vez. Isto pode fazer com que a bateria “esqueça” como manter uma carga completa.
Como é que as baterias se descarregam quando não estão a ser usadas?
As baterias auto-descarregam-se quando não estão a ser utilizadas, o que significa que vão gradualmente perder energia mesmo quando não estão a ser utilizadas. Isto deve-se a uma série de factores, incluindo as reacções químicas naturais que ocorrem dentro da bateria, bem como a fuga de corrente. A taxa de auto-descarga irá variar dependendo do tipo de bateria, bem como da temperatura ambiente. Em geral, no entanto, é normalmente de cerca de 3-5% por mês para baterias de chumbo-ácido, 1-3% por mês para baterias de níquel-cádmio, e 0,5-1% por mês para baterias de níquel-hidreto de metal. Quais são os 3 tipos de pilhas? Os três tipos de baterias são primárias, secundárias e terciárias. As baterias primárias são aquelas que não podem ser recarregadas e são tipicamente usadas em dispositivos que não são usados regularmente, tais como detectores de fumo. As baterias secundárias podem ser recarregadas e são tipicamente usadas em dispositivos que são usados regularmente, tais como telefones celulares. As baterias terciárias são aquelas que podem ser usadas tanto em aplicações primárias como secundárias e são tipicamente usadas em dispositivos que requerem uma grande quantidade de energia, como veículos elétricos. Como faço para reiniciar a memória da bateria? A melhor maneira de reiniciar a memória da bateria é usar um programa como o BatteryCare. Este programa permitir-lhe-á reiniciar fácil e eficazmente a memória da sua bateria com apenas alguns cliques.
O que causa a memória da bateria? O efeito da memória da bateria é causado pela formação de depósitos de metal nos eléctrodos positivo e negativo de uma bateria de chumbo-ácido. Estes depósitos interferem com o fluxo de corrente e causam a perda de capacidade da bateria. O efeito de memória da bateria é mais pronunciado em baterias que são descarregadas regularmente para um estado de carga baixa.