Definição – O que significa Sistema Operacional Angel?
O sistema operacional Angel é um sistema operacional multi-kernel experimental para sistemas multiprocessadores que se baseia em um espaço de endereço virtual único, coerente e uniforme. Sua maior característica é a unificação da nomenclatura e comunicação entre processos em sistemas multiprocessadores de memória distribuída e compartilhada, fazendo uso de técnicas de memória compartilhada distribuída quando a memória compartilhada ainda não é oferecida pelo hardware.
Angel foi desenvolvido no Imperial College e na City University em Londres.
Definirtec explica o sistema operacional Angel
O sistema operacional Angel foi um projeto realizado em conjunto pelo Imperial College e a City University of London. O projeto foi uma continuação do sistema operacional anterior MESHIX, que ensinou aos desenvolvedores algumas lições valiosas que eles reimplementariam no Angel.
O princípio por trás deste SO é o uso de memória compartilhada e distribuída em sistemas multiprocessadores onde não é implementado em hardware. O uso de mapeamento cruzado cliente-servidor otimiza a comunicação entre processos entre o processador e seu hardware de suporte, tornando-se mais eficiente conforme o número de processadores aumenta.