Um destruidor de ficheiros é um software que é utilizado para apagar ficheiros de uma forma que os torna irrecuperáveis. Quando um arquivo é triturado, ele é sobrescrito com dados aleatórios várias vezes, tornando impossível reconstruir o arquivo original. As destruidoras de arquivos são frequentemente usadas para apagar com segurança arquivos sensíveis antes de vender ou descartar um computador. Como se apaga um ficheiro que não pode ser apagado? Existem algumas maneiras de excluir um arquivo que não pode ser excluído, dependendo do motivo pelo qual o arquivo não pode ser excluído.
Se o arquivo estiver em uso por outro programa, você pode tentar encerrar o programa que está usando o arquivo. Isto pode ser feito abrindo o Gestor de Tarefas (pressione Ctrl+Shift+Esc no seu teclado) e encontrando o programa na lista de processos em execução. Depois de ter encontrado o programa, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione “Finalizar tarefa”.
Se o arquivo estiver protegido pelo Windows, você pode tentar alterar as permissões do arquivo. Clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro e seleccione “Propriedades”. Na aba “Segurança”, clique em “Editar” e depois adicione a conta de usuário que você está atualmente conectado como na lista de “Permissões”. Certifique-se de que marca a caixa que lhe permite “Escrever” no ficheiro.
Se o ficheiro estiver infectado por um vírus, pode tentar usar um verificador de vírus para remover o vírus. Há muitos verificadores de vírus gratuitos disponíveis on-line, como o AVG Free ou o Microsoft Security Essentials.
Se o arquivo estiver localizado em uma unidade de rede, você pode tentar desconectar a unidade e depois excluir o arquivo.
Se o arquivo estiver localizado em uma unidade removível, você pode tentar ejetar a unidade e, em seguida, excluir o arquivo.
Como se apaga um ficheiro num triturador?
Para apagar um arquivo em um shredder, você precisa seguir estes passos:
1. Selecione o arquivo que você deseja apagar.
2. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione “Delete”.
3. Uma janela de confirmação irá aparecer perguntando se você tem certeza que deseja apagar o arquivo. Selecione “Sim”.
4. O ficheiro será apagado da trituradora.
O que significa triturar um ficheiro?
Quando você tritura um arquivo, você está essencialmente destruindo-o para que ele não possa mais ser lido ou usado. Isto é feito frequentemente para informação confidencial ou sensível que você não quer cair nas mãos erradas.
A trituração pode ser feita fisicamente, destruindo a mídia física na qual a informação é armazenada, ou eletronicamente, sobrescrevendo os dados para que não possam ser lidos.
Como posso apagar ficheiros permanentemente depois de esvaziar a Lixeira?
Quando você exclui um arquivo do seu computador, ele não é permanentemente excluído. Ao invés disso, ele é movido para a Lixeira, onde é temporariamente armazenado. Se você esvaziar a Lixeira, o arquivo será permanentemente excluído e não poderá mais ser recuperado.
Para apagar um arquivo permanentemente, você pode apagá-lo diretamente da Lixeira ou usar um destruidor de arquivos de terceiros. Uma destruidora de ficheiros é um programa de software que apaga ficheiros permanentemente, substituindo-os por dados aleatórios. Isto torna impossível recuperar os dados originais do ficheiro triturado.
Existem muitas destruidoras de arquivos livres disponíveis, tais como BitWiper e File Shredder. Para usar um destruidor de arquivos, basta baixar e instalar o software e depois arrastar e soltar os arquivos que você deseja excluir no destruidor. O software irá então apagar os arquivos permanentemente.
Alguma coisa é realmente apagada do seu computador?
Quando você apaga um arquivo do seu computador, ele não é apagado imediatamente do disco rígido. Em vez disso, o espaço que o arquivo ocupa é marcado como disponível para sobrescrever. O conteúdo do arquivo permanece na unidade até que ele seja sobrescrito por novos dados.
Isto significa que se você apagar um arquivo, é possível recuperá-lo usando um software de recuperação de dados. No entanto, se sobrescrever o ficheiro com novos dados, o ficheiro original será apagado permanentemente e não poderá ser recuperado.