Computação Transparente

Computação transparente é o termo utilizado para descrever a capacidade dos sistemas informáticos de proporcionar aos utilizadores o acesso à informação e aos recursos sem que estes necessitem de ter qualquer conhecimento da tecnologia subjacente. Este termo é frequentemente utilizado no contexto da computação em nuvem, onde os usuários podem acessar dados e aplicativos hospedados em servidores remotos sem a necessidade de compreender os detalhes da infra-estrutura. O que é transparência referencial JS? No JavaScript, a transparência referencial é propriedade de uma expressão (como uma função) que produz sempre o mesmo resultado, quando dada os mesmos argumentos. Ou seja, a expressão pode ser substituída pelo seu resultado sem alterar o significado do programa.

Por exemplo, a seguinte função é referencialmente transparente:

quadrado da função(x) {
retorno x * x;
}

Esta função irá sempre retornar o mesmo resultado para a mesma entrada. Você pode substituir o quadrado(2) por 4 no seu programa e isso não irá alterar o significado do programa.

Por outro lado, a seguinte função não é referencialmente transparente:

função aleatória() {
retorna Math.random();
}

Esta função irá retornar um resultado diferente cada vez que for chamada. Você não pode substituir random() pelo seu resultado no seu programa, porque isso mudaria o significado do programa.

O que é a função transparente?

Uma função transparente é uma função que permite a passagem de luz através dela sem ser espalhada ou absorvida. Isto significa que a função é “transparente” para a luz. Funções transparentes são importantes em muitas aplicações, tais como em cabos de fibra óptica e em revestimentos ópticos.

O que é transparência no sistema operacional?

A transparência em um sistema operacional refere-se à capacidade do sistema de fornecer aos usuários uma experiência consistente e ininterrupta, independentemente do hardware ou software subjacente. Em outras palavras, o sistema deve ser capaz de lidar de forma transparente com quaisquer mudanças ou atualizações sem interromper a experiência do usuário.

Existem quatro tipos principais de transparência:

1. A transparência funcional refere-se à capacidade do sistema de fornecer aos utilizadores a mesma funcionalidade, independentemente do hardware ou software subjacente. Por exemplo, um usuário deve ser capaz de executar as mesmas tarefas em um computador com Windows 10 como o faria em um computador com Windows 7.

2. A transparência da usabilidade refere-se à capacidade do sistema de fornecer aos usuários uma interface consistente e fácil de usar, independentemente do hardware ou software subjacente. Por exemplo, um usuário deve ser capaz de executar as mesmas tarefas usando o menu Iniciar do Windows 10 como o faria usando o menu Iniciar do Windows 7.
A transparência do desempenho refere-se à capacidade do sistema de fornecer aos utilizadores o mesmo nível de desempenho, independentemente do hardware ou software subjacente. Por exemplo, um usuário deve ser capaz de executar as mesmas aplicações em um computador com Windows 10 como o faria em um computador com Windows 7.
A transparência da segurança refere-se à capacidade do sistema de fornecer aos utilizadores o mesmo nível de segurança, independentemente do hardware ou software subjacente. Por exemplo, um usuário deve ser capaz de acessar os mesmos sites e aplicativos em um computador rodando Windows 10 que O que é transparência em computação ubíqua? A transparência na computação ubíqua refere-se à medida em que o utilizador está ciente da presença de tecnologia no seu ambiente. Um sistema é mais transparente se o usuário está ciente de sua presença e pode controlá-la, enquanto um sistema é menos transparente se o usuário não está ciente de sua presença ou não pode controlá-la.