Definição – O que significa Firewall?
Um firewall é um software usado para manter a segurança de uma rede privada. Os firewalls bloqueiam o acesso não autorizado de ou para redes privadas e costumam ser empregados para impedir que usuários não autorizados da Web ou software ilícito tenham acesso a redes privadas conectadas à Internet. Um firewall pode ser implementado usando hardware, software ou uma combinação de ambos.
Um firewall é reconhecido como a primeira linha de defesa na proteção de informações confidenciais. Para maior segurança, os dados podem ser criptografados.
Definirtec explica Firewall
Os firewalls geralmente usam dois ou mais dos seguintes métodos:
- Filtragem de pacotes: os firewalls filtram os pacotes que tentam entrar ou sair de uma rede e os aceitam ou rejeitam, dependendo do conjunto predefinido de regras de filtro.
- Gateway de aplicativo: A técnica de gateway de aplicativo emprega métodos de segurança aplicados a certos aplicativos, como servidores Telnet e File Transfer Protocol.
- Gateway em nível de circuito: Um gateway em nível de circuito aplica esses métodos quando uma conexão, como o Transmission Control Protocol, é estabelecida e os pacotes começam a se mover.
- Servidores proxy: os servidores proxy podem mascarar endereços de rede reais e interceptar todas as mensagens que entram ou saem de uma rede.
- Stateful Inspection ou Dynamic Packet Filtering: Este método compara não apenas as informações do cabeçalho, mas também as partes de dados de entrada e saída mais importantes de um pacote. Eles são então comparados a um banco de dados de informações confiáveis para correspondências de características. Isso determina se as informações estão autorizadas a cruzar o firewall e entrar na rede.