Case-Insensitive

O termo “não sensível a maiúsculas e minúsculas” refere-se ao fato de que os caracteres de uma cadeia de caracteres podem ser maiúsculas, minúsculas, ou uma combinação de ambas, e a cadeia será tratada da mesma forma por um programa de computador. Por exemplo, a string “HELLO” é a mesma que “olá” e “HeLlO”, e o programa não será capaz de dizer a diferença. Porque é que o SQL é sensível a maiúsculas e minúsculas? A resposta simples a esta pergunta é que SQL é sensível a maiúsculas e minúsculas porque o padrão SQL exige que seja. No entanto, a resposta mais detalhada é que o padrão SQL realmente define dois níveis diferentes de sensibilidade a maiúsculas e minúsculas: “quoted” e “unquoted”.

No nível “quoted” de sensibilidade a maiúsculas e minúsculas, todas as cadeias de caracteres devem ser incluídas entre aspas simples, e todos os caracteres dentro dessas cadeias são tratados igualmente, independentemente de serem maiúsculas, minúsculas ou minúsculas. Assim, por exemplo, as duas instruções SQL a seguir são equivalentes:

SELECT * FROM tabela WHERE coluna1 = ‘valor1’

e

seleccione * da tabela onde COLUMN1 = ‘VALUE1’

No nível “unquoted” de sensibilidade a maiúsculas e minúsculas, as cadeias de caracteres não têm de ser incluídas entre aspas simples, e o caso dos caracteres dentro dessas cadeias é significativo. Assim, por exemplo, as duas instruções SQL a seguir NÃO são equivalentes:

SELECT * FROM tabela WHERE coluna1 = valor1

e

seleccione * da tabela onde COLUMN1 = VALUE1

O motivo pelo qual o padrão SQL define dois níveis diferentes de sensibilidade a maiúsculas/minúsculas é histórico. Nos primeiros tempos da SQL, muitas implementações de banco de dados não suportavam o nível “citado” de sensibilidade a maiúsculas e minúsculas, e assim o padrão foi definido de tal forma que essas implementações ainda seriam O que é comparação insensível a maiúsculas e minúsculas? Uma comparação insensível a maiúsculas e minúsculas é uma comparação entre duas cadeias de caracteres que não leva em conta o caso dos caracteres nas cadeias de caracteres. Por exemplo, as cadeias “HELLO” e “olá” seriam consideradas iguais em uma comparação insensível a maiúsculas e minúsculas.

Os identificadores são sensíveis a maiúsculas e minúsculas Verdadeiro ou falso?

Os identificadores são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Isto significa que os caracteres de um identificador devem ser exatamente iguais para que o identificador seja válido. Por exemplo, o identificador “myVariable” não é o mesmo que “MyVariable”.

Como é que se faz uma distinção entre maiúsculas e minúsculas em Java?

Para fazer uma comparação não sensível a maiúsculas e minúsculas em Java, você pode usar o método String.equalsIgnoreCase(). Este método compara duas strings, ignorando as diferenças entre maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, o seguinte código irá imprimir “true”:

String s1 = “abc”;
String s2 = “ABC”;

System.out.println(s1.equalsIgnoreCase(s2)); // Imprime verdadeiro C++ é ou não sensível a maiúsculas e minúsculas? Sim, C++ é sensível a maiúsculas e minúsculas. Isto significa que todas as palavras-chave do idioma, nomes de variáveis, nomes de funções, etc. devem ser digitadas usando o caso correto para que o código seja válido. Por exemplo, a palavra-chave “int” deve ser digitada como “int” e não “INT” ou “Int”.