Appletalk

Definição – o que significa AppleTalk?

AppleTalk é um conjunto de protocolos de rede proprietários desenvolvidos pela Apple para seus sistemas de computador. O AppleTalk foi incluído no Macintosh original lançado em 1984. Em 2009, ele deixou de ser compatível com o lançamento do Mac OS X v10.6 e foi abandonado em favor da rede TCP / IP, permitindo que os computadores Apple usassem o mesmo padrão para se comunicarem com outros computadores.

O projeto do AppleTalk seguiu o modelo OSI de camadas de protocolo com dois protocolos que visam tornar o sistema totalmente autoconfigurável:

  • Protocolo de resolução de endereços AppleTalk (AARP): hosts permitidos para gerar automaticamente seus próprios endereços de rede
  • Protocolo de vinculação de nomes (NBP): um sistema dinâmico que mapeia endereços de rede para nomes legíveis pelo usuário.

Definirtec explica AppleTalk

O AppleTalk foi revolucionário e fácil de configurar em sua época. No entanto, com o surgimento dos protocolos baseados na Internet e sua padronização, a necessidade de um sistema proprietário diminuiu rapidamente. Se a Apple não estivesse em conformidade com outros padrões, eles corriam o risco de perder a competição. Conseqüentemente, eles finalmente abandonaram o AppleTalk em favor do TCP / IP. A Apple suportou o AppleTalk para dispositivos mais antigos por um tempo. No entanto, o último Mac OS a oferecer suporte a AppleTalk foi o OS X v10.5.

AppleTalk usava um sistema de endereço de 4 bytes e protocolos totalmente autoconfiguráveis. O protocolo de resolução de endereço permitiu que os hosts gerassem seus próprios endereços automaticamente. O protocolo de associação de nomes permitiu ao sistema mapear dinamicamente o endereço de rede para nomes de terminais legíveis pelo usuário.

Um endereço AppleTalk consistia em um número de rede de dois bytes, um número de nó de um byte e um número de soquete de um byte. Apenas o número da rede precisava de configuração, obtida de um roteador. Isso permitiu que um total de 32 dispositivos fossem conectados à rede e operados a 230.4 KBps, com os dispositivos separados por até 1000 pés.